Apesar da vitória por 3 a 0 do Anápolis contra o Real Noroeste (ES) no tempo normal, o clube goiano se despediu do Brasileirão Série D. A equipe foi derrotada nos pênaltis na tarde deste domingo (31) no Estádio Olímpico, em Goiânia. A partida foi válida pela volta da segunda fase da competição. Os jogadores Zizu, Tibúrcio e Romarinho balançaram as redes no confronto.
Como o elenco da Comarca havia perdido por 5 a 2, em Águia Branca (ES), o placar agregado somou 5 a 5 e a disputa foi para os pênaltis. Na decisão, o clube anapolino levou a pior, perdeu três cobranças, foi derrotado por 3 a 1 e deu adeus à competição.
Com a eliminação, o Tricolor da Boa Vista fica sem calendário para o restante da temporada e só retorna em torneios oficiais em 2023. No próximo ano, a equipe vai disputar novamente o Goianão e a quarta divisão nacional pelo desempenho no estadual de 2022.
O jogo
Com 12 minutos da primeira etapa, o atacante Tony Júnior apareceu pela linha de fundo pelo lado direito e cruzou para o meia Zizu que cabeceou a bola no chão, que quicou no gramado e entrou sutilmente no fundo do gol e abriu o marcador.
Quando a partida estava prestes a ir para o intervalo, o meio-campista Stefano cruzou na área, a defesa do Real Noroeste saiu mal e o zagueiro Tibúrcio surgiu de cabeça e deu um peixinho aos 46 para ampliar o placar.
Os comandados de Luiz Carlos Winck precisavam de, ao menos, mais um gol e conseguiram. Aos 38 do segundo tempo, Romarinho em cobrança de pênalti bateu alto no canto direito, o arqueiro saltou para o lado oposto e a bola estufou o barbante. Como o jogo de ida terminou em 5 a 2 para os visitantes, a decisão foi para as penalidades máximas.
Pênaltis
O desempenho do Galo no tempo regulamentar não se repetiu nas cobranças de pênaltis. Quem brilhou foi o goleiro e capitão do Weide do clube capixaba que defendeu três cobranças.
O time de Winck perdeu as duas primeiras batidas com Romarinho que havia convertido no tempo normal e Ariel, ambas defendidas pelo arqueiro no canto inferior esquerdo. Em contrapartida, Tony Galego e Léo Carioca converteram as cobranças para o clube do Espírito Santo.
Márcio Luiz fez o gol do Galo e manteve a esperança para o Galo acesa, mas Dionas fez o terceiro dos visitantes. João Marcelo bateu o quarto pênalti, mas parou novamente em Weide, eliminando o Anápolis do torneio de maneira precoce.