ANÁPOLIS GOIÁS
MANHÃ DA SÃO FRANCISCO
Atualizado em 29/12/2023 - 18:33

Fundação Frei João Batista Vogel (FFJBV) realizou entre os dias 14 e 21 de dezembro, a segunda edição do projeto Um Sonho de Natal – Adote uma Cartinha. No total, foram contempladas 1069 crianças em situação de vulnerabilidade social em Anápolis, Souzânia e Campo Limpo de Goiás, mais que o dobro do número alcançado na primeira edição.

“Utilizamos um meio lúdico e familiar para conectar as crianças em vulnerabilidade a pessoas e instituições com interesse em doar um presente. A cartinha endereçada ao Papai Noel mantém o encanto do natal e ao mesmo tempo fornece uma descrição das necessidades e desejos daquela criança para guiar os doadores”, explica Inaê Ribeiro, coordenadora de Projetos Sociais da FFJBV.

As cartinhas foram reunidas e disponibilizadas para adoção em três pontos da cidade: a Paróquia Santana, no centro de Anápolis, a Paróquia São Francisco de Assis, no Bairro Jundiaí, e o Colégio São Francisco de Assis, também no Bairro Jundiaí.

Empresas parceiras da Rede Despertar de Oportunidades e Empatia (DOE) também adotaram blocos exclusivos de cartinhas. Após os padrinhos doadores deixarem o presente nos mesmos locais, começou o esforço logístico para realizar o sonho de natal de cada criança.

“A chegada do bom velhinho”

Chegada do Papai Noel (Foto: Pedro Rafael)
Chegada do Papai Noel (Foto: Pedro Rafael)

Foram oferecidas festas com brincadeiras e lanche especial em cada um dos oito dias de entrega de presentes. Como forma de promover o encanto natalino, cada um destes eventos, uma pessoa fantasiada como Papai Noel entregou o presente nas mãos de cada criança. Confira a lista de todas as comunidades contempladas:

No dia 14 foram presenteadas 50 crianças do setor Daniana, entre Souzânia e Anápolis. A festa foi realizada no prédio do Projeto Manassés e contou com parceria do Porto-Seco Centro-Oeste e parceria social dos Voluntários de Coração, que levaram panetones o lanche. Os Tropeiros prepararam hambúrgueres gourmet, oferecendo uma refeição especial para as crianças.

No dia 15, 181 crianças do bairro Novo Paraíso em Anápolis ganharam presentes. Neste dia o evento aconteceu na Capela Santa Maria dos Anjos, com parceria social das Irmãs Franciscanas. As cartinhas foram apadrinhadas pela Algar Telecom; Galpão Grill e Alexandre Baldy. Para o lanche, o hambúrguer gourmet foi oferecido novamente pelo grupo Os Tropeiros.

No dia 16 foram presenteadas 87 crianças do bairro Residencial das Flores, em Anápolis. A festa contou com parceria social do Grupo Adição. As cartinhas foram apadrinhadas pela 7 Fibra Social. O lanche contou com cachorro-quente doado pela Modelar Moveis planejados, pipoca feita pelo Grupo Adição e refrigerante fornecido pela 7 Fibra.

No dia 17, 210 crianças do bairro Polocentro em Anápolis receberam presentes. O evento de entrega aconteceu na Capela Nossa Senhora das Graças, com parceria social da Pastoral da Solidariedade da Paróquia Nossa Senhora das Graças. As cartinhas foram apadrinhadas pelo Colégio São Francisco de Assis e fiéis da paróquia. A comunidade também foi responsável por preparar cachorro-quente e refrigerante para o lanche das crianças.

No dia 18 foram contempladas 110 crianças de Campo Limpo. A festa teve parceria social do Manos unidos in acción e foi realizada no Centro Catequético Divina Maria Silva. As cartinhas foram apadrinhadas pela Paróquia Santana e Maternidade Dr Adalberto, o lanhe especial foi fornecido pela Arte Trigo. Agradecimentos à Prefeitura e Secretaria de Esporte de Campo Limpo

No dia 19, 96 crianças do Bairro da Lapa, em Anápolis, foram presenteadas. O evento de entrega aconteceu na Arena society Paulão, com parceria social de Edna Almeida, que também ofereceu o lanche. As cartinhas foram apadrinhadas pela Paróquia São Francisco de Assis. Neste dia os Voluntários de Coração também contribuíram com panetone.

No dia 20 foram contempladas 86 crianças do Jardim Primavera, em Anápolis. A festa foi realizada na Casa de oração Santidade com Deus e teve parceria social da Associação Artemis, que também doou parte dos presentes. As cartinhas foram apadrinhadas pelo Instituto Mutum. Neste dia os Voluntários de Coração também contribuíram com panetone.

No dia 21 foram presenteadas 209 crianças do Bairro Santo André, em Anápolis. O evento de entrega foi realizado no prédio da Legião da Boa Vontade (LBV) e os presentes foram doados por Alexandre Baldy e Sagrado Design. O lanche foi fornecido pela própria LBV e pelo grupo Os Tropeiros.

Além destes dias de festa, foram feitas entregas avulsas na casa de 40 crianças em mais de 10 bairros de Anápolis. Os presentes foram fornecidos pela Sabin Medicina Diagnóstica e Voluntários do Germminar.

Saber cuidar dos sonhos e da vida de uma criança

Conforme o Ministro da Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil, Frei Carlos Antônio OFM, o projeto Um Sonho de Natal – Adote uma Cartinha é desafiador, mas com a união de parceiros e o apoio da comunidade, a celebração será marcada pela fraternidade e cuidado com o próximo.

Entrega dos presentes para as crianças (Foto: Pedro Rafael)
Entrega dos presentes para as crianças (Foto: Pedro Rafael)

“É um Projeto que cuida do resgate da dignidade humana. É sobre isso que o Papa Francisco fala ao nos ensinar sobre Igreja Sinodal, a Igreja que cuida. Esse projeto um sonho de natal então é uma resposta de saber cuidar dos sonhos e da vida de uma criança. Por isso é importante a comunidade colaborar, contribuir, e se engajar nesta campanha da fundação e com os Frades, onde todos nós somos irmãos e irmãs comprometidos em construir uma sociedade mais humana e fraterna”, afirma.

Rede DOE

Projetos como este são possíveis graças às instituições integrantes da Rede DOE (Despertar de Oportunidades e Empatia) que apoiam e cooperam com as ações sociais da FFJBV. Mais de 150 parceiros já passaram pela rede e contribuíram ativamente com a execução de cada projeto. Mais informações sobre como incluir a sua organização ou empresa na Rede DOE ou sobre qualquer assunto relacionado aos projetos sociais da FFJBV podem ser obtidas através do Whatsapp 62 9 9682-5514

O projeto Um Sonho de Natal 2° edição é uma iniciativa da Fundação Frei João Batista Vogel, Frades Franciscanos suas emissoras de rádio 96 FM e São Francisco 97 FM. Parceria Rede Doe: Corpo de Bombeiros Militar de Goiás; Alexandre Baldy; Grupo Porto Seco Centro–Oeste; Instituto Mutum; Anttelecom/AlgarTelecom; Os Tropeiros; Ferraz Castro Bolsas; Grupo Prócer; Shop das areias – areia e brita; Sabin medicina diagnóstica; Prevent – auto mecânica; Camargo – Materiais para Construção; Acqua Center; Arte Trigo; Paróquia São Joaquim; LBV – Legião de boa vontade; Frajola – festas e eventos; Modelar – móveis planejados; Psicóloga Yasminne Fayad Takeda; Colégio São Francisco de Assis; Voluntários do Coração; Germminar; Paróquia Nossa Senhora das Graças; Sette Fibra Social; Paróquia São Francisco de Assis; Paróquia Sant’Ana; Manos Unidas em Accion; Adição+; Associação Artêmis Anápolis; Secretaria de esportes de Campo Limpo; Galpão Grill; Fig Telecom; Maternidade Dr. Adalberto.

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem