ANÁPOLIS GOIÁS
CONEXÃO SERTANEJA
Atualizado em 12/06/2024 - 15:30
O Conselho Federal de Medicina (CFM) destaca que procedimentos estéticos invasivos, como o peeling de fenol, devem ser realizados apenas por médicos. (Foto: Captura)

A morte de Henrique Chagas, de 27 anos, após realizar um peeling de fenol na clínica da influenciadora Natalia Becker levantou diversas preocupações sobre a segurança do procedimento. A dona do local não tinha especialidade ou autorização para fazer o peeling.

Mesmo assim, há relatos de pessoas que tiveram resultados positivos com o procedimento invasivo, como foi o caso de João Castro, que registrou os resultados do peeling de fenol em um vídeo que já tem mais de 30 milhões de visualizações no TikTok.

Ele registrou os 18 primeiros dias após a aplicação do produto e os resultados finais são surpreendentes, com o desaparecimento de profundas marcas de acne que o rapaz tinha. Outro ponto que chamou a atenção dos internautas no entanto foi o aspecto inchado e a “máscara” de pele morta que se desprendeu do rosto de João enquanto o fenol agia.

Veja o vídeo:

Precauções

O Conselho Federal de Medicina (CFM) destaca que procedimentos estéticos invasivos, como o peeling de fenol, devem ser realizados apenas por médicos, com preferência para os que tem especialização em dermatologia ou cirurgia plástica.

Também é necessário que o paciente seja submetido a exames cardiológicos antes do procedimento e que, durante a aplicação do produto, esteja anestesiado e tenha os sinais vitais monitorados.

Além disso, todo procedimento estético invasivo deve ser realizado em um ambiente hospitalar que atenda às normas sanitárias e tenha estrutura para socorrer o paciente caso ele comece a passar mal.

Riscos

Conforme a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o peeling de fenol pode trazer riscos para a saúde do coração, fígado e rins. O fenol é uma substância tóxica que é absorvida pela pele e atinge a corrente sanguínea.

Complicações como dor forte, mudança na cor da pele, infecções e surgimento de problemas cardíacos podem ser provocadas pelo peeling de fenol, com riscos ainda maiores caso a aplicação não tenha sido feita de forma segura.

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem