ANÁPOLIS GOIÁS
MISTURA 97
whatsapp image 2026 02 02 at 18.46.42
Foto: Agência Brasil

A nova tabela do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2026 começou a impactar o contracheque dos assalariados que recebem até R$ 5 mil brutos por mês no Brasil, que estão totalmente isentos do tributo. Para quem ganha até R$ 7.350, haverá redução gradual do imposto retido na fonte.

As mudanças valem para os salários pagos a partir de janeiro, refletindo no pagamento de fevereiro. Segundo o Ministério da Fazenda, a medida deve beneficiar cerca de 16 milhões de pessoas.

A isenção também se aplica ao décimo terceiro salário e atinge trabalhadores com carteira assinada, servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS ou de regimes próprios.

Para rendimentos acima de R$ 7.350, a tabela progressiva atual do IR permanece, com alíquotas de até 27,5%.

Compensação

A renúncia fiscal decorrente da medida está estimada em R$ 25,4 bilhões e será compensada pelo novo Imposto de Renda da Pessoa Física Mínimo (IRPFM), que incide sobre salários elevados, lucros, dividendos e rendimentos de aplicações financeiras tributáveis.

A previsão é que cerca de 141 mil contribuintes de alta renda sejam afetados, com alíquotas progressivas de até 10% para quem recebe acima de R$ 50 mil por mês ou acima de R$ 1,2 milhão por ano.

Leia mais:

Sem votos contrários, Câmara aprova isenção do IR para até R$ 5 mil e mira em super-ricos

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem