Um projeto de lei em processo de aprovação promete mudar a rotina de motoristas e passageiros de aplicativo em Goiânia. A Câmara da capital aprovou, em segunda votação, o texto que cria vagas exclusivas para embarque e desembarque de usuários do transporte por aplicativo em locais de grande circulação.
A proposta, de autoria do vereador Ronilson Reis (Solidariedade), aguarda agora a sanção ou veto do prefeito Sandro Mabel (União Brasil). Se virar lei, Goiânia passará a contar com pontos específicos em shoppings, terminais rodoviários, hospitais, farmácias, supermercados e no centro da cidade, oferecendo mais segurança e fluidez ao trânsito.
“Hoje, motoristas de aplicativo enfrentam dificuldades diárias para embarcar e desembarcar passageiros em áreas movimentadas. Isso prejudica o trânsito e expõe condutores e usuários a riscos desnecessários”, explicou o vereador autor da proposta.
A responsabilidade de definir os locais das vagas será do Poder Executivo municipal. Também poderá haver realocação de espaços dentro da zona azul, caso necessário, desde que haja compensação com novas vagas.
E em Anápolis, poderia funcionar?
Embora o projeto seja municipal, a iniciativa pode servir de referência para outras cidades de médio porte e grande porte, onde o uso de aplicativos como Uber, 99 e inDrive é expressivo.
Anápolis, por exemplo, possui pontos críticos de tráfego, como regiões hospitalares, centros comerciais e áreas escolares, que poderiam se beneficiar com medidas semelhantes.
Outras cidades pelo país já adotaram, ou estão em processo de aprovação, para legislações semelhantes. É o caso de Itapevi (SP) e Londrina (PR).
Enquanto o texto carece de aprovação final em Goiânia, o debate sobre mobilidade urbana e integração de novos modais de transporte pode encontrar ecos em outras câmaras pelo país.