ANÁPOLIS GOIÁS
FESTA DA MÚSICA
Atualizado em 07/06/2025 - 12:07
foto de um irerê. Exemplar da espécie foi acometido foi acometido por gripe aviária.
Desta vez, caso foi confirmado em um irerê no Zoológico de Brasília (Foto: Reprodução)

O primeiro caso de gripe aviária no Distrito Federal, cerca de 150km distante de Anápolis, foi confirmado na noite de terça-feira (3/6). A infecção foi detectada em um irerê, uma espécie de pato, encontrado morto no Zoológico de Brasília no último dia 28.

Com o diagnóstico laboratorial atestado, o zoológico seguirá fechado até 12 de junho como medida preventiva. A amostra foi analisada pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA-MAPA).

Apesar do alerta, especialistas reforçam que o risco de transmissão para humanos é muito baixo. Segundo o Ministério da Agricultura, a gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de frango ou ovos devidamente inspecionados.

O caso é o terceiro confirmado em aves nas últimas semanas. Anteriormente, frangos de uma granja no RS e um cisne em MG já haviam sido confirmados com a gripe aviária.

Pode passar para humanos? Entenda o risco real da gripe aviária

O vírus da influenza aviária pode, em casos raros, infectar seres humanos. Geralmente acontece quando há contato direto com aves contaminadas ou com secreções de animais doentes, especialmente sem proteção individual adequada.

Os sintomas são parecidos com os de uma gripe comum, como febre, tosse, náusea, secreção nasal e mal-estar. No entanto, o agravamento pode ser rápido, levando à pneumonia e, em casos extremos, à morte.

A taxa de letalidade em humanos é alta, mas a transmissão entre pessoas é muito rara e pouco sustentável, segundo especialistas.

Plano de contingência já está em ação

Com a confirmação do foco no DF, o Brasil entrou no nível 3 de alerta do Plano Nacional de Contingência para Influenza Aviária, em uma escala que vai até 5.

Esse estágio indica monitoramento intensificado e ações de contenção local, como a interdição do zoológico e o rastreio de possíveis novos casos. Se houver transmissão entre humanos, o plano pode evoluir para os níveis 4 e 5, que correspondem a estado de emergência e crise sanitária.

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem
plugins premium WordPress