ANÁPOLIS GOIÁS
MADRUGADA SERTANEJA
Atualizado em 13/03/2023 - 12:12
47 mil doses serão distribuídas aos estados e ao Distrito Federal (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

A vacinação contra a mpox, doença antigamente chamada de varíola dos macacos, começou no Brasil nesta segunda-feira (13). De acordo com o Ministério da Saúde, serão distribuídas 47 mil doses aos estados e ao Distrito Federal.

Em Anápolis, ainda não há previsão de início da vacinação. À Rádio São Francisco, a diretora de Vigilância Epidemiológica do município, Mirlene Garcia, informou que Goiás deve receber os imunizantes nesta terça (14).

Quem pode tomar o imunizante

Nessa primeira fase, terão prioridade pessoas com maior risco de evolução para as formas graves como, por exemplo, pessoas que vivem com HAIV/Aids e profissionais de laboratórios. De acordo com o Ministério da Saúde, o público-alvo inicial representa cerca de 16 mil pessoas.

Também está prevista a vacinação para pessoas que tiveram contato direto com os fluidos e secreções corporais de casos suspeitos ou confirmados para a mpox.

De acordo com o ministério, a estratégia e o público prioritário para a vacinação foram acordados com os estados, municípios e o DF. Ainda segundo a pasta, os casos da doença estão em queda em todo o mundo e no Brasil.

Aprovação da vacina

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou, em agosto, a dispensa de registro para que o Ministério da Saúde (MS) importe e utilize no Brasil a vacina Jynneos/Imvanex contra a varíola dos macacos, com validade de seis meses. Em fevereiro, no entanto, a Anvisa aprovou a prorrogação da dispensa de registro. Saiba os motivos.

“O imunizante é destinado a adultos com idade igual ou superior a 18 anos e possui prazo de até 60 meses de validade, quando conservado entre -60°C e -40°C. A prorrogação da dispensa temporária e excepcional é válida por mais seis meses e se aplica somente ao Ministério da Saúde, desde que não seja expressamente revogada pela Anvisa.

 

 

Com informações da Agência Brasil.

 

Compartilhe este conteúdo

Você tem WhatsApp? Entre no grupo da Rádio São Francisco e receba as principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui.

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem