ANÁPOLIS GOIÁS
CONEXÃO SERTANEJA
Atualizado em 28/07/2022 - 19:45
Homem com erupções na pele; um dos sintomas da Varíola dos Macacos
Homem com erupções na pele; um dos sintomas da Varíola dos Macacos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criou, nesta quinta-feira (28), o Comitê Técnico de Emergência Monkeypox. Segundo o órgão, o objetivo é manter uma atuação mais colaborativa nos estudos sobre a Varíola dos Macacos entre as áreas técnicas de pesquisa clínica, de registro, de boas práticas de fabricação de farmacovigilância e de terapias avançadas, inclusive para profissionais de saúde e comunidade científica.

De acordo com a Anvisa, a expectativa é que o comitê consiga reunir experiências disponíveis pelas autoridades reguladoras que permitam acelerar o desenvolvimento e ações que envolvam pesquisas clínicas, autorizações de medicamentos e vacinas.

A equipe técnica atuará com orientações sobre protocolos e discutirá com desenvolvedores ensaios clínicos de medicamentos destinados a tratar, prevenir ou diagnosticar a doença. “O intuito é permitir a rápida aprovação e condução de testes para que possam fornecer dados robustos necessários para a tomada de decisões e evitar a duplicação de investigações”, informou a Anvisa.

Sintomas da doença:

A varíola dos macacos é uma doença causada pela infecção com o vírus Monkeypox, que causa sintomas semelhantes aos da varíola. Entre os sintomas estão:

  • Febre
  • Dor de cabeça
  • Dores musculares
  • Exaustão
  • Inchaço dos gânglios linfáticos
  • Erupções na pele de forma aguda

As erupções geralmente se desenvolvem de um a três dias após o início da febre, ocorre de aparecer primeiro no rosto e se espalhar para outras partes do corpo, como mãos e pés.

Transmissão

A transmissão da doença ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama. E, segundo o órgão de saúde, a transmissão de humano para humano está ocorrendo entre pessoas com contato físico próximo com casos sintomáticos.

Com informações da Agência Brasil.

Leia também: Vereador agride mulher, cão “ursinho” morto a tiros, e confronto da CPE em Anápolis – ouça o plantão policial desta quinta-feira (28)

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem