ANÁPOLIS GOIÁS
Atualizado em 01/04/2024 - 15:11

O Papa Francisco pediu neste domingo (31) um cessar-fogo imediato em Gaza e a troca geral de reféns entre Rússia e Ucrânia. O Pontífice fez o apelo durante a missa pascal ministrada diante de dezenas de milhares de fiéis na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

“Apelo mais uma vez para que o acesso à ajuda humanitária seja assegurado em Gaza, e peço mais uma vez a pronta libertação dos reféns capturados no último dia 7 de outubro e um cessar-fogo imediato na Faixa”, disse o Pontífice durante a bênção “Urbi et Orbi” (para a cidade e para o mundo).

Francisco pediu também  “uma troca geral de todos os prisioneiros entre a Rússia e a Ucrânia”. “Todos por todos!” O Papa clamou também por outras regiões onde atualmente acontecem conflitos armados, como Síria, Líbano, Armênia e Azerbaijão, Haiti, Mianmar, Sudão, as regiões do Sahel e do Chifre da África, Congo e Moçambique. “Que Cristo ressuscitado abra um caminho de paz para as populações sofredoras destas regiões”, disse.

“Por que toda essa morte?”

“Quanto sofrimento vemos nos olhos das crianças, as crianças se esqueceram de sorrir nessas zonas de guerra. Com seus olhos, as crianças nos perguntam: Por quê? Por que toda essa morte? Por que toda essa destruição? A guerra é sempre um absurdo e uma derrota”, exortou ainda Francisco.

Problemas de saúde

Francisco faltou a uma procissão que foi realizada em Roma nesta Sexta-Feira Santa (29), apesar disto, o Pontífice pareceu estar bem disposto durante a missa pascal. A saúde do Papa tem estado debilitada desde 2021, após uma cirurgia para retirada de tecido cicatrizado do sistema digestivo. Devido à problemas no nervo ciático e na articulação do joelho, Francisco começou a andar com uma bengala e, mais recentemente, de cadeira de rodas. O Pontífice também sofreu nos últimos meses com tosses, broquite, resfriados e gripes.

Apesar dos problemas de saúde, Francisco disse em 14 de março que a possibilidade de se aposentar é apenas uma “hipótese distante”.

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem