ANÁPOLIS GOIÁS
SUPER NOITE ESPECIAL
Atualizado em 31/12/2022 - 9:47

Faleceu neste sábado (31), aos 95 anos, o Papa Emérito Bento XVI. A informação foi divulgada pelo Twitter oficial do Vatican News, rede social da sede da igreja católica no mundo. A saúde de Joseph Ratzinger vinha se debilitando nos últimos anos.

“Com pesar informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34, no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano. Assim que possível, serão enviadas novas informações”, diz o comunicado.

Apelo

Na última quarta-feira (28) o Papa Francisco havia pedido orações para o seu predecessor que estava com estado grave de saúde. Sem informar detalhes sobre a enfermidade, o anúncio foi feito pelo Sumo Pontífice, em uma audiência geral do Vaticano.

“Uma oração especial pelo Papa emérito Bento 16, que no silêncio está sustentando a Igreja. Recordemos, ele está muito doente, pedindo ao Senhor que o console e o sustente neste testemunho de amor à Igreja até o fim”, disse Francisco.

Renúncia ao papado

No dia 11 de fevereiro de 2013, Bento XVI renunciou ao cargo na época com 85 anos. O motivo segundo ele, é que lhe faltava força para cumprir as exigências da função devido a idade avançada e saúde frágil. Seu sucessor é o atual Papa Francisco, que foi escolhido pela conclave, uma reunião secreta de cardeais; no dia 13 de março de 2013.

Desde a renúncia, em 10 de fevereiro de 2013, o teólogo alemão vivia em um pequeno mosteiro no Vaticano.

Eleição

Natural da cidade de Marktl, no estado da Baviera na Alemanha, Ratzinger foi eleito ao papado, em 16 de abril de 2005 e assumiu o lugar deixado por João Paulo II, que morreu no dia 2 daquele mês.

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem