ANÁPOLIS GOIÁS
MANHÃ DA SÃO FRANCISCO
Atualizado em 16/05/2024 - 17:46
Lutador foi agredido por Matheus Cerqueira Santana nesta quinta-feira (15). (Foto/ Reprodução e Captura)
Lutador foi agredido por Matheus Cerqueira Santana nesta quinta-feira (15). (Foto/ Reprodução e Captura)

Gabriel Santos, lutador da Seleção Brasileira de Taekwondo, foi vítima de uma agressão r4cista na tarde desta quarta-feira (15). O atleta, também conhecido como “Mussum”, esperava pelo trem ao lado de uma amiga e colega de treino na estação de metrô São Caetano do Sul, em São Paulo. O agressor, Matheus Cerqueira Santana, de 20 anos, se aproximou e deu um chute nas costas do atleta, antes de gritar ofensas r4cistas e puxar o cabelo do lutador.

Em entrevista ao UOL, Gabriel contou que a motivação para o crime havia sido um simples abraço entre ele e a amiga. “Ele virou pra mim e falou que eu estava me fazendo de vítima. E disse assim: ‘Você é preto e estava abraçado com uma pessoa branca’”, contou o lutador.

O vídeo mostra o momento em que pessoas que estavam no local e seguranças da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) rapidamente agiram para imobilizar o autor e chamar a polícia.

Veja o vídeo:

O atleta foi junto com o agressor até a delegacia, onde o boletim de ocorrência foi registrado. Matheus foi preso por lesão corporal e injúria racial. Logo depois, Gabriel fez o exame de corpo de delito em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) próxima. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) concedeu liberdade provisória a Matheus, com medidas cautelares.

Em nota, a Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) se manifestou sobre o caso. “É inadmissível que em pleno século XXI, em uma sociedade que preza pela igualdade e respeito mútuo, ainda nos deparemos com atos tão repugnantes de discriminação racial”, escreveu a CBTKD.

Gabriel foi às redes sociais para agradecer o apoio dos seguidores e reforçar que está bem, mesmo após o ocorrido. “Estou bem, não sofri nenhuma lesão. Apenas me defendi dos golpes que esse indivíduo tentou me acertar. Estava com uma companheira de treino esperando companheiros de treino no trem. Nunca vi isso na minha vida. Só gostaria de agradecer pelas mensagens e que Deus abençoe vocês”, escreveu.

 

 

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem