ANÁPOLIS GOIÁS
CONEXÃO SERTANEJA
Atualizado em 02/03/2024 - 12:23

Militares do Corpo de Bombeiros resgataram nesta sexta-feira (1º) uma jiboia ‘arco-íris’ no setor Santos Dumont, em Anápolis. De acordo com testemunhas, a cobra, de aproximadamente 1 metro, estava no meio da rua e foi colocada por populares em um carrinho de mão.

Ao G1, o biólogo Edson Abrão explicou que o animal é raro em Goiás. “Esse efeito ‘arco-íris’ é chamado de iridescência. Dessa forma, ela possui células que refletem a luz do sol e que fazem com que ela fique brilhante. É muito parecido com o fenômeno climático do arco-íris”, disse.

Especialistas indicam que em hipótese alguma, o morador deve tentar capturar o animal. Então, o correto é acionar o Corpo de Bombeiros (Foto: Divulgação)
Especialistas indicam que em hipótese alguma, o morador deve tentar capturar o animal. Então, o correto é acionar o Corpo de Bombeiros (Foto: Divulgação)

De acordo com especialistas, as jiboias ‘arco-íris’ não são peçonhentas, e são muito dóceis, sendo mais comuns na região amazônica.

Engana-se quem pensa que a jiboia ‘arco-íris’ bota ovos. Os filhotes, na verdade, são gerados na barriga da fêmea, que dá à luz a uma média de 20 filhotes, por ninhada, já completamente desenvolvidos.

A jiboia arco-íris  se alimenta de pequenos mamíferos, como roedores e anfíbios. Desse modo, segundo especialistas, o fato de ela ficar colorida no sol facilita para que ela se proteja de alguns predadores.

Orientações do Corpo de Bombeiros

  • Nunca tente capturar o animal, não importa a espécie ou o tamanho;
  • Acione o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Plantão Policial

Por fim, ouça o resumo do Plantão Policial divulgado no início da manhã deste sábado (2):

 

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem