ANÁPOLIS GOIÁS
CONEXÃO SERTANEJA
Atualizado em 17/02/2024 - 12:59

O Tribunal de Justiça de São Paulo aceitou nesta sexta-feira (16) a denúncia feita pelo Ministério Público (MP) contra Renato Cariani e mais quatro pessoas. O grupo será julgado por desviar produtos químicos de uma indústria farmacêutica para fabricação de drogas e responderá por tráfico, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.

O esquema foi descoberto pela  Polícia Federal em dezembro de 2023, durante a Operação Hinsberg. Segundo a denúncia feita pelo Ministério Público, estas indústrias, que possuem licença para comercializar produtos químicos, eram usadas para emitir notas fiscais falsas.

Dessa forma, o grupo simulava a venda de produtos como éter etílico e acetato de etila para grandes fábricas de remédios. Mas as substâncias na verdade eram desviadas para traficantes, como insumo para refinar e adulterar cocaína e crack.

Decisão judicial

Cariani é sócio de uma das empresas envolvidas no esquema (Anidrol). Na decisão da juíza responsável pelo caso, a 3ª Vara Criminal de Diadema determinou que os réus entreguem os passaportes no prazo de 24 horas, ficando proibidos de deixar o Brasil.

Segundo a denúncia feita pelo Ministério Público, estas indústrias, que possuem licença para comercializar produtos químicos, eram usadas para emitir notas fiscais falsas. Assim, o grupo simulava a venda de produtos como éter etílico e acetato de etila para grandes fábricas de remédios. Mas as substâncias na verdade eram desviadas para traficantes, como insumo para refinar e adulterar cocaína e crack.

O MP identificou 60 transações desse tipo, no total foram quase 12 toneladas de produtos químicos vendidos para o tráfico. Na denúncia, consta ainda que o grupo criminoso lucrou R$ 2.407.216,00 com os desvios.

Renato Cariani

O influencer tem mais de 7 milhões de seguidores no Instagram e mais de 6,3 milhões no YouTube, onde ensina sobre exercícios físicos e dietas para ganho de massa muscular. Em dezembro, Cariani gravou um vídeo logo após ter a casa revistada pela PF e afirmou ter sido “surpreendido” pelo mandado de busca e apreensão.

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem