O uso inadequado de fogos de artifício pode causar acidentes graves, e foi exatamente o que ocorreu no Residencial Aldeia dos Sonhos, em Anápolis. Um homem sofreu queimaduras nas mãos e no pescoço ao manusear foguetes. Ele também relatou dificuldade auditiva devido ao barulho provocado pela explosão.
A informação foi confirmada pelo Subtenente Queiroz, do Corpo de Bombeiros, em entrevista ao programa São Francisco News. Segundo Queiroz, a vítima apresentava queimaduras nos dedos das mãos, dormência, além de ferimentos no pescoço.
“A vítima estava consciente e orientada e foi encaminhada ao Hospital de Urgências de Anápolis (HEANA)”, explicou o subtenente ao jornalista Jonathan Cavalcante.
Acidente com fogos de artifício em Anápolis serve de alerta
Embora as causas do acidente não tenham sido divulgadas, o caso serve como um alerta para a importância de tomar precauções ao utilizar fogos de artifício.
Orientações de segurança, como a escolha de locais adequados e o uso de produtos certificados, podem evitar tragédias como esta.
- Afastar a vítima do fogo e remover qualquer roupa ou acessório que esteja em contato com a área queimada
- Lavar a área queimada com água corrente fria por cerca de 10 minutos
- Aplicar compressas frias para diminuir a dor e a temperatura da pele
- Cobrir a queimadura com um pano limpo e úmido se houver poeira ou insetos
- Procurar atendimento médico imediatamente, principalmente se a queimadura for de segundo ou terceiro grau, ou se for de primeiro grau e afetar uma grande área do corpo.