ANÁPOLIS GOIÁS
MANHÃ DA SÃO FRANCISCO
Atualizado em 04/06/2024 - 12:48
A Tarifa Social de Energia Elétrica dá descontos no valor mensal do consumo das famílias beneficiadas. (Foto: Divulgação)
A Tarifa Social de Energia Elétrica dá descontos no valor mensal do consumo das famílias beneficiadas. (Foto: Divulgação)

A partir desta terça-feira (4), as contas de energia elétrica que começam à chegar nos lares goianos vão conter avisos específicos para famílias de baixa renda. Por meio de selos, a Equatorial Goiás passará a informar sobre os status dos cadastrados no programa da Tarifa Social de Energia Elétrica, que garante descontos de até 65% na fatura.

As orientações serão colocadas próximas do campo ’Notificação de Reaviso de Vencimento/ Mensagem’ ou ao lado das informações de leitura. Junto desses dados o cliente encontrará um selo que indicará sua situação quanto ao programa.

Os avisos são os seguintes:

  • “Cliente cadastrado na Tarifa Social: o cliente responsável por aquela unidade consumidora já está cadastrado na tarifa social baixa renda, com Número de Identificação Social (NIS) válido e recebendo o desconto mensal de até 65% na tarifa.
  • “Seu NIS vai vencer, procure o CRAS do seu município”: nos próximos meses o Número de Identificação Social (NIS) do cliente ficará desatualizado e ele poderá perder o benefício da tarifa social baixa renda. Ele deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo para regularização. A atualização do NIS dever ser feita, obrigatoriamente, a cada dois anos.
  • “Benefício da Tarifa Social cancelado”: o benefício da tarifa social baixa renda foi cancelado para a unidade consumidora. Clientes que se enquadrarem nesta situação, devem procurar o CRAS mais próximo com urgência, para regularização e avaliação do status do cadastro.

Para o gerente Tático de Gestão Comercial da Equatorial Goiás, Jean Gama, essa é uma forma de chamar atenção dos beneficiários. “De forma direta e clara, a Equatorial estabelece uma comunicação com o cliente da tarifa social, com o objetivo de avisar visualmente sobre a condição de seu cadastro, reforçando situações que requerem ações específicas para cada caso”, destaca.

As contas com os novos selos já estão sendo impressas e distribuídas. Elas vão chegar nas casas dos beneficiados pelo programa, de acordo com o prazo de vencimento de cada fatura de energia.

Tarifa Social de Energia Elétrica

A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) contempla os inscritos no Cadastro Único do Governo Federal identificados como de baixa renda (com renda mensal por pessoa de até ½ salário-mínimo), quilombolas, indígenas, pessoas que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC) ou aqueles com renda familiar mensal de até três salários-mínimos, que tenham membros com doença ou patologia que exija o uso contínuo de aparelhos ou equipamentos elétricos em domicílio.

A Tarifa Social de Energia Elétrica dá descontos no valor mensal do consumo das famílias beneficiadas. Veja os descontos por consumo:

  • Para consumo até 30 quilowatts/hora, a redução é de 65%;
  • De 31 a 100 kWh/mês, o valor fica 40% menor;
  • De 101 kWh a 220 kWh, a redução é de 10%;
  • Acima de 220 kWh/mês o custo da energia é o mesmo dos clientes que não recebem o benefício.

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem