ANÁPOLIS GOIÁS
SUPER NOITE ESPECIAL
Atualizado em 17/11/2023 - 13:27

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 serão realizadas em dois finais de semana. Neste domingo (5) serão aplicados os exames de linguagens (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira: Inglês ou Espanhol) e ciências humanas, além da redação. O tempo total será de 5 horas e 30 minutos e os portões serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas.

Em 12 de novembro serão realizadas as provas de matemática e de ciências da natureza (Química, Física e Biologia), com 5 horas de duração. Nos dois dias, o candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já publicou os locais de prova, que estão disponíveis para consulta. De acordo com o instituto 3,9 milhões de pessoas estão inscritas.

Confira 5 dicas de última hora para quem vai fazer o Enem 2023:

1 – Descanse e se alimente

Já passou a hora de estudar, neste último momento é importante que você reúna as energias para que todo o esforço feito antes não seja em vão. Tente dormir e se alimentar o melhor possível. O tempo de prova é longo, por isso é permitido trazer lanches leves para a sala (desde que todos os alimentos estejam em embalagens transparentes e sem rótulo). Não esqueça de se hidratar!

2 -Esteja atento(a) às regras

O Inep estabelece normas para garantir a validade e a segurança do Enem. Por isso, é essencial saber das regras para não ter a prova anulada. Durante a aplicação, não converse com os outros participantes. Desligue o celular e qualquer outro aparelho eletrônico antes de guardar no envelope preto e certifique-se de que não há a menor chance de que eles façam barulho. Imagina perder a prova por causa de uma ligação sem importância?

3 – Não se atrase (mas não mesmo!)

Os portões serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas, sem exceção. Quem chegar ao local de prova um minuto depois do fechamento vai ficar de fora! Todos os anos as páginas de notícias e humor nas redes sociais se enchem de imagens dos atrasados do Enem e um momento que é de absoluto desespero para quem vê oportunidades perdidas se torna piada para os internautas. Não vire meme!

4 – Documentos e canetas (no plural)

Para ter acesso à sala onde serão realizadas as provas é necessário portar um documento pessoal com foto. Confira o local da aplicação na página do participante e, se possível, imprima a página e leve com você, mesmo que depois ela precise ser guardada com seus objetos pessoais.

O cartão resposta e a redação devem ser preenchidas exclusivamente com caneta preta de corpo transparente, qualquer outra, colorida ou preta de corpo opaco, não é permitida. Então, por precaução leve duas ou três canetas, caso uma falhe.

5 – Aproveite o tempo disponível

Serão 5 horas e 30 min para responder todas as questões, fazer a redação, preencher o cartão resposta e passar a limpo o texto. Há diversas formas de dividir este tempo: alguns preferem finalizar a redação antes, por considerá-la mais difícil; outros optam por passá-la a limpo depois de preencher o cartão-resposta, para não se cansar tanto e fazer uma pequena revisão; existe também quem preencha o cartão-resposta ao mesmo tempo em que faz a prova, etc.

Então, o importante é estar atento ao prazo, que vai ser lembrado pelo aplicador, e escolher a estratégia que mais se adeque a você.

Prova e pontuação

Cada um dos quatro exames de diferentes áreas do conhecimento é composto por 45 questões objetivas de múltipla escolha. A redação é dissertativo-argumentativa e deve ter no máximo 30 linhas. Tanto os exames quanto a redação são pontuados de 0 a 1000.

As notas obtidas nas provas podem ser usadas para  concorrer a vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Além disso, há possibilidade de bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a recursos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As notas do Enem também podem ser usadas para concorrer a vagas em instituições estrangeiras que têm convênio com o Inep. Portanto, mais orientações podem ser consultadas no site do Instituto.

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem