ANÁPOLIS GOIÁS
CONEXÃO SERTANEJA
Atualizado em 04/03/2024 - 7:03
Antônio Gomide (PT) e Márcio Correa (MDB) lideram a disputa pela prefeitura de Anápolis. (Foto: Alego/Câmara dos Deputados)
Antônio Gomide (PT) e Márcio Correa (MDB) lideram a disputa pela prefeitura de Anápolis (Foto: Alego/Câmara dos Deputados)

A pesquisa sobre as eleições em Anápolis contratada pela Rádio São Francisco FM ao Instituto Voga mostra o pré-candidato Antônio Gomide (PT) na liderança com 38,7% das intenções de voto. O deputado estadual e ex-prefeito seria eleito ainda no primeiro turno. Na segunda posição, Márcio Corrêa (MDB) aparece com 10,8% da preferência dos eleitores entrevistados. Amilton Filho (MDB) soma 7,3% e é o terceiro na corrida pelo executivo municipal em 2024.

Juntos, os outros candidatos acumulam 12,8% intenções de voto. Branco, nulo ou nenhum somam 19% da população. 11,4% dos entrevistados não sabem em quem votar ou não quiseram responder à pesquisa.

O Instituto Voga entrevistou mil eleitores anapolinos entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março de 2024. O grau de confiança do levantamento é de 95%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás com o número GO-04045/2024.

Espontânea X Estimulada

O Instituto Voga realizou o levantamento sobre as eleições em Anápolis de duas formas diferentes. Na pesquisa estimulada, os entrevistados tiveram acesso a uma lista com foto dos pré-candidatos para que escolhessem entre as opções. Já na pesquisa espontânea, os eleitores responderam “de memória”, sem ter acesso aos nomes e fotos.

Confira os resultados:

Pesquisa Estimulada

Na mesma pesquisa, o ex-prefeito Pedro Sahium (PDT) aparece com 1,9%. O ex-presidente da APAE, Hélio Lopes (PSDB) tem 1,5%. E por fim, Leo Batista (DC) surge com 1,2% das intenções de voto estimulado.

Pesquisa Espontânea

A lista segue com Márcio Cândido (PSD), com 1,5%; Léo Batista (DC) e Hélio Lopes (PSDB) com 0,8% cada; o ex-prefeito Pedro Sahium (PDT) aparece com 0,50% e o empresário José de Lima (Avante) com 0,1%.

Eleições em Anápolis

As eleições municipais de 2024 serão realizadas no dia 6 de outubro. O segundo turno acontecerá no dia 27 do mesmo mês apenas nas cidades com mais 200 mil eleitores, como Anápolis, caso o candidato mais votado para a prefeitura não consiga metade mais um dos votos válidos – excluídos brancos e nulos.

A propaganda eleitoral será permitida a partir de 16 de agosto de 2024. Antes disso, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa.

O horário eleitoral gratuito na TV e no rádio deverá começar em 30 de agosto e terminar em 3 de outubro, três dias antes do primeiro turno.

A mesma pesquisa levantou outras informações sobre as eleições em Anápolis, como os índices de rejeição a cada um dos candidatos à prefeitura e a intenção de voto.

Leia também:

Eleições em Anápolis: Gomide é o mais rejeitado entre a população, afirma Instituto Voga/Rádio São Francisco FM

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem