ANÁPOLIS GOIÁS
SÃO FRANCISCO NEWS
Atualizado em 03/06/2024 - 6:57
Gomide e Márcio Corrêa seguem nas primeiras posições da pesquisa (Foto: Reprodução)

O pré-candidato Antônio Gomide (PT) segue em primeiro lugar na corrida eleitoral pela prefeitura de Anápolis, com 41,13% das intenções de voto, é o que aponta a segunda rodada da pesquisa do Instituto Voga sobre as eleições em Anápolis, contratada pela Rádio São Francisco FM. Márcio Corrêa (PL) aparece em segundo lugar no levantamento, sendo a escolha de 14,50% dos entrevistados. José de Lima (PMB) aparece em terceiro, com 5,63%.

Juntos, os outros pré-candidatos têm 7,64% das intenções de voto. Os entrevistados que pretendem votar em branco, nulo ou não aceitam nenhuma das pré-candidaturas representam 14,38% do eleitorado. Outros 16,75% não sabem em quem vão votar ou não quiseram responder à pesquisa.

O Instituto Voga entrevistou 800 eleitores anapolinos entre os dias 27 e 30 de maio. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás com o número GO-05361/2024. O levantamento tem grau de confiança de 95% e a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Espontânea X Estimulada

O Instituto Voga realizou o levantamento sobre as eleições em Anápolis de duas formas diferentes. Na pesquisa estimulada, os entrevistados tiveram acesso a uma lista com foto dos pré-candidatos para que escolhessem entre as opções. Já na pesquisa espontânea, os eleitores responderam “de memória”, sem ter acesso aos nomes e fotos.

Pesquisa Estimulada

A lista segue com Hélio Lopes (PSDB), com 2%; Eugênio Lourenço Dias (PSOL) e Kim Abrahão (PSD) com 0,63% cada; e Lisieux José Borges (PSB) com 0,13%.

Pesquisa Espontânea

Na mesma pesquisa, Eerizania Freitas (UB) aparece com 0,88%. Mariane Stival (PDT) e o ex-prefeito de Anápolis João Gomes (PSD) tem 0,25% cada. E, por fim, Eugênio Lourenço Dias (PSOL) surge com 0,13% das intenções de voto espontâneo.

Relembre o resultado da primeira rodada de pesquisas

A primeira rodada de pesquisas do Instituto Voga foi divulgada no dia 3 de março de 2024. O levantamento mostrava o pré-candidato Antônio Gomide (PT) na liderança com 38,7% das intenções de voto. O deputado estadual e ex-prefeito seria eleito ainda no primeiro turno.

Na segunda posição, Márcio Corrêa (PL) aparecia com 10,8% da preferência dos eleitores entrevistados. Amilton Filho (MDB) somava 7,3% e é o terceiro na corrida pelo executivo municipal em 2024.

Juntos, os outros candidatos acumulavam 12,8% intenções de voto. Branco, nulo ou nenhum somavam 19% da população. 11,4% dos entrevistados não souberam em quem votar ou não quiseram responder à pesquisa.

Eleições municipais de 2024

Faltam pouco mais de cinco meses para as eleições municipais de 2024, que serão realizadas no dia 6 de outubro. As agremiações políticas têm até o dia 15 de agosto para registrar as candidaturas na Justiça Eleitoral.

O segundo turno acontecerá no dia 27 do mesmo mês nas cidades com mais de 200 mil eleitores, como Anápolis, apenas caso o candidato mais votado para a prefeitura não consiga metade mais um dos votos válidos – excluídos brancos e nulos.

A propaganda eleitoral será permitida a partir de 16 de agosto de 2024. Antes disso, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa.

O horário eleitoral gratuito na TV e no rádio deverá começar em 30 de agosto e terminar em 3 de outubro, três dias antes do primeiro turno.

Leia mais

Rejeição a Antônio Gomide cai em Anápolis, afirma nova pesquisa do Instituto Voga e Rádio São Francisco FM

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem