ANÁPOLIS GOIÁS
CONEXÃO SERTANEJA
Atualizado em 08/03/2024 - 18:14

Celebra-se nesta sexta-feira (8) o Dia Internacional das Mulheres, uma data para lembrar a luta feminina por direitos e autonomia. O marco surgiu entre o movimento operário feminino nos Estados Unidos e foi celebrado pela primeira vez em 1909, 11 anos antes da conquista do direito ao voto feminino no país.

O “National Woman’s Day” foi organizado por sugestão da ativista e educadora Theresa Malkiel. O evento foi realizado pela primeira vez em 28 de fevereiro e tinha como objetivo defender os direitos trabalhistas das mulheres, além do sufrágio feminino.

A ideia de uma data internacional para lembrar a luta das mulheres foi proposta pelas alemãs Clara Zetkin , Käte Duncker e Paula Thiede durante uma Conferência Internacional de Mulheres, realizada em Copenhague, na Dinamarca em 1910.

O evento contou com 100 lideranças feministas de diversos países, que votaram de forma unânime pelo estabelecimento de um Dia Internacional das Mulheres. No ano seguinte, em 19 de março de 1911, o marco foi celebrado por mais de um milhão de pessoas na Áustria-Hungria, na Dinamarca, na Alemanha e na Suíça.

Dia 8 de Março

A data em que atualmente se comemora o Dia Internacional das Mulheres foi definida em 1917, na Rússia. As mulheres do país iniciaram uma greve em 23 de fevereiro e, quatro dias depois, com a queda do Czar Nicholas II, conquistaram o direito ao voto.

O início desta greve se consolidou como a data do Dia Internacional das Mulheres, mas como na época a Rússia utilizava o calendário juliano, ao se transferir a data para o calendário gregoriano que se usa hoje, o dia ficou em 8 de março.

Atualidade

O Dia Internacional das Mulheres só foi reconhecido pela ONU em 1975. Desde então, a data se tornou um marco para celebrar as conquistas femininas nos diversos campos da sociedade.

Com o tempo, surgiu também o costume de presentear as mulheres no dia 8 de março em diversos países do mundo, inclusive no Brasil.

Apesar de gestos como dar flores ou chocolates serem uma forma de demonstrar carinho, não se deve deixar de lado o significado histórico da data: a luta das mulheres por respeito e igualdade.

 

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem