ANÁPOLIS GOIÁS
MADRUGADA SERTANEJA
Atualizado em 05/04/2025 - 11:43
foto de arroz com carunchos
Embora seja uma praga, o inseto não faz mal ao ser consumido (Foto: Reprodução)

Você já abriu um pacote de arroz ou macarrão e se deparou com pequenos insetos escuros que parecem ter surgido do nada? Esses visitantes indesejados são os carunchos, uma praga silenciosa comum em muitos alimentos da nossa despensa. E o mais curioso é que, na maioria das vezes, eles já estavam lá dentro desde o início.

Do campo até a sua cozinha

Apesar da aparição repentina, os carunchos têm uma jornada de vida bem definida. Em sua fase adulta, tais insetos usam o focinho em formato de canudo para perfurar os grãos de carboidratos, como arroz e milho. A fêmea, então, deposita seus ovos dentro dos grãos, dando início ao ciclo de vida do inseto.

Durante o transporte e armazenamento, as larvas crescem no interior do alimento, consumindo o amido até deixarem apenas uma casca oca. Depois de 30 a 40 dias, elas saem do grão já como carunchos adultos. E é nesta etapa da vida dos insetos que você os vê pela primeira vez.

Mesmo com processos de limpeza como fumigação nas indústrias, as larvas muitas vezes passam despercebidas. Isso significa que aquele pacotinho aparentemente inofensivo no supermercado pode esconder uma futura infestação.

Carunchos: infestação silenciosa e migratória

Os carunchos preferem ambientes quentes e úmidos, o que torna os meses mais quentes do ano os favoritos para sua reprodução. Um único produto contaminado pode gerar uma infestação cruzada na sua despensa, atingindo outros grãos, farinhas, achocolatados e até rações para pets.

Segundo Marcos Roberto Potenza, pesquisador do Instituto Biológico (IB), nem sempre o alimento visivelmente infestado é a origem do problema. “A infestação pode ter começado em outro produto, que continua dentro do seu armário e está espalhando os insetos”, explicou em entrevista à Folha de Pernambuco.

Produtos comprados a granel são ainda mais vulneráveis, já que passam por menos controle e podem ter sido expostos a ambientes contaminados.

Eles fazem mal à saúde?

A boa notícia é que, apesar de desagradáveis, os carunchos não fazem mal à saúde humana. Comer um desses insetos acidentalmente não trará prejuízos. No entanto, o verdadeiro risco está na infestação prolongada, que pode comprometer grandes quantidades de alimentos e até atrair outras pragas mais perigosas, como baratas.

Como se livrar dos carunchos

  • Confira as embalagens: Evite produtos com furos, rasgos ou sinais de danos.

  • Guarde corretamente: Após abertos, armazene grãos e farinhas em recipientes fechados, em locais secos e frescos.

  • Desinfete com o frio: Se identificar um alimento infestado, congele-o por 24 horas antes de jogar fora. Isso mata os insetos e evita que eles escapem para outros produtos.

  • Faça uma inspeção completa: Achou carunchos em um item? Verifique todos os outros no mesmo armário — a migração é comum.

  • Prefira alimentos processados: Arroz parboilizado ou esterilizado por calor tem menor risco de contaminação.

Compartilhe este conteúdo

Você tem WhatsApp? Entre no grupo da Rádio São Francisco e receba as principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui.

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem