Começa nesta segunda-feira (17) o prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IPRF) de 2025. O período para envio do documento ao Fisco vai até o fim de maio, no dia 30. Embora sejam mais de dois meses para declarar o tributo, os contribuintes devem se apressar caso queiram obter benefícios importantes e evitar imprevistos.
Quem envia a declaração do IPRF com antecedência assegura maior tempo para corrigir erros, além de garantir o recebimento antecipado da restituição. O primeiro lote, por exemplo, está previsto para ser pago justamente no fim do prazo para envios: 30 de março. Por fim, já quem deixa para os últimos dias do período pode enfrentar dificuldades técnicas e até mesmo multas por erros.
Confira motivos para entregar a declaração do Imposto de Renda 2025 nos primeiros dias de prazo
- Receber a restituição mais rápido: Quem entrega a declaração nos primeiros dias tem mais chances de receber nos primeiros lotes, ainda mais se fizer parte dos grupos prioritários. Ao todo, são cinco lotes de restituição pagos entre maio e setembro.
- Mais tempo para corrigir erros e problemas: Preencher e enviar a declaração com antecedência permite corrigir erros sem cair na malha fina do Leão. Também é possível retificar a declaração e mudar o modelo de tributação escolhido dentro do prazo de entrega.
- Menor risco de sistema congestionado: Principalmente nos últimos dias do prazo, o site da Receita Federal pode ficar instável devido ao alto número de acessos. Mandar a declaração quanto antes pode evitar tal dor de cabeça.
- Revisão cuidadosa de documentos: Entregar a declaração do Imposto de Renda com antecedência oferece mais tempo para reunir a documentação necessária, além de permitir que o contribuinte evite omissões de renda por falta de documentos.
- Melhor acesso ao suporte técnico: Assim como o site da Receita Federal, contadores e serviços de atendimento ao contribuinte estão menos sobrecarregados nas primeiras semanas do prazo, agilizando o processo.
- Planejamento financeiro adequado: Caso tenha imposto a ser pago, se planejar com antecedência pode ser crucial para organizar as finanças antes do vencimento.
- Evitar multas por atraso: Quanto mais cedo se envia a declaração, mais cedo se elimina o risco de esquecer o prazo e sofrer penalidades. A multa mínima por atraso no envio da declaração do Imposto de Renda é de R$ 165,74 ou 1% ao mês sobre o imposto devido.