A montadora chinesa BYD vem apresentando crescimento no mercado automotivo brasileiro: ultrapassou a Toyota e assumiu o 4º lugar no ranking de marcas mais vendidas no varejo nacional em 2025.
Os dados, referentes a maio deste ano, foram divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
Com 8,86% de participação nas vendas de automóveis e veículos leves no varejo, a BYD ficou atrás apenas da Fiat, Volkswagen e General Motors. A líder no quesito teve 14,77% de participação.
A empresa também consolidou sua liderança nos carros elétricos, com impressionantes 80,62% de domínio de mercado. No setor de híbridos, ficou em segundo lugar, novamente atrás da Fiat.
O desempenho expressivo é impulsionado pelo aumento da procura por veículos sustentáveis por parte população brasileira. Dois modelos da montadora figuraram entre os 25 carros mais emplacados do mês: o Song, com 14.683 unidades vendidas, e o Dolphin Mini, com 11.403 unidades.
A expansão da BYD também se destaca geograficamente, com liderança nas vendas em cinco capitais brasileiras: Brasília, Porto Velho, Natal, Maceió e Vitória. Além disso, superou montadoras tradicionais como Hyundai, Honda, CAOA Chery e Jeep em volume de vendas no varejo.
Embora ainda ocupe a 7ª posição no ranking geral, que inclui as vendas diretas para frotistas, o avanço da BYD é um indicativo da força crescente dos veículos eletrificados no mercado brasileiro. Por fim, a preferência do consumidor por modelos mais econômicos e sustentáveis, vem transformando o cenário automotivo nacional.