ANÁPOLIS GOIÁS
CONEXÃO SERTANEJA
Atualizado em 23/01/2024 - 12:54
Vander Coelho é o delegado que coordena o Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) em Anápolis (Foto: Jonathan Cavalcante)
Vander Coelho é o delegado que coordena o Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) em Anápolis (Foto: Jonathan Cavalcante)

Por mais um ano consecutivo a cidade de Anápolis apresenta queda no índice de homicídios (mortes violentas). Os números oficiais foram obtidos pela reportagem da Rádio São Francisco FM junto ao Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) da Polícia Civil. Conforme apurado, 36 homicídios ocorreram durante o ano de 2023. A redução é de 18% no comparativo com as 45 mortes registradas em 2022. Os números dos últimos 8 anos estão apresentados em um gráfico (veja abaixo).

O delegado Vander Coelho, que coordena a equipe do GIH, diz que essa redução que chega ao oitavo ano consecutivo é fruto de várias ações realizadas pela segurança pública. Além disso, Vander destaca que a Polícia Civil também conta com a atuação do Ministério Público e do Poder Judiciário.

“A gente sabe que a dificuldade é enorme para que a gente consiga chegar a essas reduções. Então não é fácil, pois nós somos muito cobrados. Mas sabemos da importância do trabalho que a gente desenvolve no GIH”, afirma o delegado ao jornalista Jonathan Cavalcante.

Em 2016, Anápolis quase atingiu a marca de 200 homicídios é o que mostra o gráfico que compara os números de mortes violentas registradas no período de 2016 a 2023. Confira os números.

Gráfico mostra quantidade de homicídios de 2016 a 2023 em Anápolis (Foto: Rádio São Francisco FM)
Gráfico mostra quantidade de homicídios de 2016 a 2023 em Anápolis (Foto: Rádio São Francisco FM)

Inquéritos com autoria definida encaminhados ao Poder Judiciário

Segundo Vander Coelho, 26 dos 36 homicídios registrados no ano de 2023 já foram remetidos ao Judiciário com autoria definida.”Isso representa 72% de casos resolvidos no ano”, afirma.

“Ao todo remetemos quase 170 inquéritos policiais no ano passado. Esses números também envolvem investigações de anos anteriores. Desse modo, o fato de reduzir os homicídios nos auxilia de finalizar investigações que estavam em andamento”, finaliza o titular do GIH.

Ocorrências Policiais

Por fim, ouça um trecho da entrevista com o delegado no Plantão Policial da 97.7 FM divulgado nesta terça-feira (23):

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem