ANÁPOLIS GOIÁS
Atualizado em 08/04/2023 - 11:50
Homenagens às vítima do ataque em creche na cidade de Blumenau (SC)
Desde 2006, a SaferNet Brasil recebeu e processou 767.938 denúncias anônimas de apologia e incitação a crimes contra a vida envolvendo 143.302 páginas (URLs) distintas (Fernando Frazão/Agência Brasil)

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com a SaferNet Brasil, disponibilizou um canal virtual para receber denúncias de ataques contra escolas, o Escola Segura. Segundo a SaferNet, na plataforma é possível denunciar sites, blogs, publicações em redes sociais e fóruns, perfis e outros conteúdos suspeitos.

As informações encaminhadas por meio do canal são analisadas pela equipe do Ciberlab da Secretaria Nacional de Segurança Pública. De acordo com o MJSP, na denúncia não é exigida a identificação do denunciante.

As informações apontadas são automaticamente cruzadas com a base de dados da Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, criada pela SaferNet Brasil e operada em parceria com o Ministério Público Federal (MPF).

Segundo o ministério, centenas de agentes trabalham de forma integrada no monitoramento de ameaças. São 51 chefes de delegacias de investigação, 89 de agências de inteligência, incluindo Polícias Militares e Civis estaduais e 25 policiais federais.

 

Protocolo de ação

Na segunda-feira (10) deve haver ainda uma reunião entre representantes do Ministério da Justiça e das plataformas digitais, redes sociais e serviços de mensageria. O objetivo da reunião será instituir um protocolo de ação em conjunto com órgãos do Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

Compartilhe este conteúdo

Você tem WhatsApp? Entre no grupo da Rádio São Francisco e receba as principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui.

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem