ANÁPOLIS GOIÁS
VIGÍLIA FRANCISCANA
Atualizado em 21/11/2024 - 18:02
montagem com capturas de tela sobre lixo em Anápolis
Anapolinos registraram ruas lotadas de lixo (Fotos: Cedidas ao São Francisco News)

Moradores de Anápolis relataram problemas referentes ao recolhimento do lixo nesta quinta-feira (21). Em vídeos enviados ao programa São Francisco News, ouvintes mostraram lixeiras lotadas, sacolas acumuladas e até resíduos pendurados em galhos de árvores devido à ausência do serviço por vários dias. A coleta de lixo na cidade é de responsabilidade da Quebec Ambiental.

Oésdem, residente no Setor Sul 1ª Etapa, fez questão de expor sua lixeira e as de vizinhos na Rua Antônio Carlos Pereira dos Santos. “Isso porque o caminhão do lixo sempre passa aqui às terças, quintas e sábados”, frisou, acrescentando que a coleta não ocorre há quatro dias na área.

Já para Renato, que mora no bairro Santo Expedito, o tempo sem visitas da coleta de lixo é bem superior: “Amanhã está indo para duas semanas que o lixeiro não passa”, diz em vídeo gravado.

Nas imagens, Renato também mostra a situação na rua onde mora, cheia de sacolas de lixo nas portas das casas. A quantidade é tão grande, que o próprio ouvinte pendurou seus despejos na árvore, adotando uma decoração natalina diferente pela falta de coleta dos lixos.

Lixo acumulado: problema recorrente em Anápolis

Na última terça-feira (19), outros cidadãos de Anápolis já haviam manifestado sua indignação com a coleta de lixo. Ou melhor, com a falta dela. Em entrevista ao repórter Victor Santos, Jailma, moradora do São Lourenço, foi enfática na demora para retirar o lixo, citando o descaso para a resolução do problema por parte dos responsáveis.

“Está muito difícil essa coleta. Às vezes eles demoram a passar, aí vem cachorro e rasga o lixo tudinho. Às vezes passam em outra rua, mas na gente eles deixam de passar.”, afirmou. Outro morador do bairro reforçou a crítica de Jailma, afirmando que as ruas do São Lourenço “estão horríveis” pelo acúmulo de lixo.

A reclamação reverberou também no Bairro Primavera, 1ª Etapa, com o ouvinte Antônio Carlos relatando que teve de fazer ele mesmo a função da Quebec. “Está dando nojo de ver as lixeiras, está dando bicho. Na minha mesmo, precisou de eu carregar o lixo e levar, pois não estão passando”.

Os mesmos problemas foram relatados por moradores do Idelfonso Limírio e até mesmo da Grande Jaiara, evidenciando que a falta da coleta de lixo afeta Anápolis de maneira regular.

Pronunciamento da Quebec

A Quebec Ambiental esclareceu que os recentes atrasos na coleta de resíduos foram causados por testes operacionais realizados para atender às novas exigências legais relacionadas à segurança e saúde dos trabalhadores na limpeza urbana.

Esses ajustes, conforme a nota enviada à São Francisco, visam aprimorar os processos e garantir conformidade com a regulamentação. A empresa informou, ainda, que as rotas afetadas já foram ou estão em fase de normalização.

Leia mais:

Aposentada mostra que foi picada por escorpiões por causa de acúmulo de lixo em terreno vizinho, em Anápolis

Compartilhe este conteúdo

Você tem WhatsApp? Entre no grupo da Rádio São Francisco e receba as principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui.

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem