A partir do dia 31 de outubro de 2023, todos os serviços digitais oferecidos à população goiana pelo Departamento de Trânsito Estadual (Detran-GO) serão liberados apenas através de login do gov.br. Ou seja, o principal motivo para a mudança é aumentar a segurança e evitar que os cidadãos caiam em golpes. Os acessos pelo aplicativo Detran GO ON e Portal Expresso também serão condicionados ao uso da plataforma de autenticação do governo federal.
“A integração dos sites dos governos federal e estadual tornam o portal gov.br a entrada única para as páginas institucionais, oferecendo ao cidadão um canal direto e rápido de relacionamento com os órgãos, como o Detran-GO”, explica o presidente da autarquia, Waldir Soares de Oliveira.
Serviços
Para consultar um veículo atualmente, basta informar a placa e Renavam, com a mudança este mesmo procedimento deixará um “rastro” digital, de forma que o Detran-GO terá acesso à informações como o CPF do cidadão que consultou a placa de um veículo.
Além disso, a expectativa é de que a necessidade do login reduza o número de fraudes envolvendo sites falsos. Entre 1º a 25 de outubro o Detran-GO registrou 55 reclamações de usuários que foram vítimas destes golpes. Uma forma comum de “fisgar” os internautas é a oferta de desconto em IPVA com link patrocinado, que leva a um site falso onde o pagamento é solicitado.
“Acreditamos que o número seja bem maior. Muitas vítimas ainda não se deram conta que caíram em um golpe”, pontua Waldir.
Como fazer o login
O cadastro é gratuito e deve ser feito exclusivamente na plataforma gov.br pelo computador ou celular. Portanto, o acesso será sempre com o CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição. Para acessar serviços do Detran-GO, o cidadão deve ter uma conta com nível de segurança Prata ou Ouro.
Ao criar a conta é necessário validar a biometria ou a identificação facial para que ela seja considerada nível Prata. Então, outra forma de aumentar o nível de confiabilidade da conta gov.br é pela validação dos seus dados via internet banking de um banco credenciado.