Um apagão atingiu todas as regiões do Brasil na manhã desta terça-feira (15). De acordo com Ministério de Minas e Energia (MME), a interrupção ocorreu às 8h31 devido à abertura da interligação Norte-Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.
Há relatos de queda de energia no Distrito Federal e em mais de 20 estados, como Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
Com o surgimento do problema, o ministro responsável pela pasta, Alexandre Silveira determinou a criação de uma sala de situação para o acompanhamento do processo de retomada e determinou ainda a apuração das causas do incidente.
A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível.
O ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.
— Ministério de Minas e Energia (@Minas_Energia) August 15, 2023
O grupo responsável pelo abastecimento de energia no estado de Goiás, Equatorial Energia também emitiu um comunicado pelas redes sociais:
— Equatorial Goiás (@EquatorialGoias) August 15, 2023
Devido ao apagão, semáforos e redes de transmissão de internet ficaram prejudicados.