Uma recente série de fiscalizações conduzida pelo Procon de Anápolis trouxe à tona problemas recorrentes no atendimento bancário da cidade. Das 33 agências inspecionadas, 25 foram multadas por excederem o tempo máximo de espera estabelecido pela legislação municipal. A lei determina que o atendimento deve ser realizado em até 20 minutos em dias normais e 30 minutos em períodos como vésperas de feriados e datas de pagamento.
Os dados foram divulgados pelo diretor do Procon Anápolis, Wilson Velasco, em entrevista exclusiva ao programa São Francisco News. Segundo ele, o órgão tem contado com o apoio dos próprios consumidores na identificação dos problemas. “O consumidor anapolino consegue nos ajudar quando ele denuncia que está na fila há mais de 20 minutos”, explicou.
Um dos casos que mais chamou atenção foi o de um cliente que aguardou 1 hora e 21 minutos para ser atendido. Como resultado, o banco foi multado em R$ 25 mil, valor também aplicado a outra agência, onde a espera foi de 43 minutos. Apesar das defesas apresentadas pelos bancos, alegando que as multas são desproporcionais, o Procon manteve as penalidades, destacando a reincidência das infrações.
“Temos uma equipe de fiscais que, diariamente, visita as agências para verificar o atendimento e garantir o cumprimento da lei”, pontou Wilson em conversa com o repórter Jonathan Cavalcante.
Agências bancárias podem ser multadas em até R$ 250 mil, diz Procon Anápolis
Além disso, Velasco esclareceu que o valor das multas pode chegar a até R$ 250 mil, dependendo da gravidade e reincidência da infração. “Publicamos recentemente no Diário Oficial do Município multas de R$ 25 mil, mas o valor máximo que uma agência pode ser multada é de R$ 250 mil”, afirmou.
Os valores arrecadados são destinados ao Fundo Municipal de Defesa do Consumidor, que financia melhorias no atendimento ao público e na estrutura do Procon Anápolis. “Esses recursos são aplicados em ações para beneficiar o consumidor anapolino, como a aquisição de novos veículos, equipamentos e melhorias na sede do Procon”, destacou Velasco.
O diretor também agradeceu o apoio dos servidores do órgão e o trabalho conjunto com a Procuradoria-Geral do Município, que tem dado agilidade às decisões sobre as infrações bancárias.