ANÁPOLIS GOIÁS
SHOW DA SÃO FRANCISCO
Atualizado em 02/11/2023 - 12:34

Um jovem de Anápolis gerou revolta ao se “fantasiar” como Leandrinha Du Art, influenciadora e ativista dos direitos das pessoas com deficiência (PCD). A situação foi gravada em um bar na Vila Jaiara, durante um concurso de fantasias de Halloween.

Nas imagens, é possível ver no palco um homem em uma cadeira de rodas, usando uma peruca loura. Ao lado dele, há outras pessoas com fantasias diversas e ninguém parece se incomodar com ele. O rapaz junta os braços e imita os trejeitos e a fala de pessoas com deficiência, em uma alusão à Leandrinha Du Art.

O registro, realizado durante a escolha da melhor fantasia da noite, ganhou repercussão a partir de uma postagem feita pelo influencer Ivan Baron, que também usa as redes sociais para falar sobre inclusão. “Isso não foi nada engraçado. Terminou em mais uma cena de capacitismo recreativo. Péssima ideia!“, escreveu na legenda do post, que já tem 862 mil visualizações.

Ivan foi uma das pessoas selecionadas para subir a rampa do Palácio do Planalto junto ao presidente Lula (PT), em 1° de janeiro, representando as pessoas com deficiência.

Confira o vídeo:

Consequências legais

Leandrinha Du Art comentou o caso em um stories. “Ninguém veio falar comigo, mas com toda certeza queria um processo nesse cidadão“.

Então, Manoel Vanderic, delegado responsável pelo Grupo Especializado no Atendimento às Vítimas de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância de Anápolis (GEACRI), repercutiu o vídeo em suas próprias redes sociais. Vanderic citou o Art. 88 do Estatuto da Pessoa com Deficiência, que prevê pena de até 5 anos de reclusão, além de multa, para quem praticar, induzir ou incitar discriminação de pessoa em razão de sua deficiência.

“Zombar, brincar atacar ou ofender pessoa em razão da deficiência, cor, sexualidade, religião ou origem é crime! O furto e a agressão da autoestima, dignidade e constituição de uma pessoa não é mimimi“, explica o delegado Manuel Vanderic. Foi aberto um inquérito para investigar o episódio.

Até o fechamento desta matéria, os donos do estabelecimento em que ocorreu o concurso de fantasia não se manifestaram.

Influenciadora Leandrinha Du Art ( Foto: Reprodução / Redes Sociais)

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem