Em entrevista ao São Francisco News desta segunda-feira (3), o deputado federal Rubens Otoni (PT) comentou sobre a possibilidade de Anápolis receber uma Unidade Básica de Saúde (diferenciada. O “postinho” para atender viajantes vem sendo estudado pelo governo federal e pode ter sua primeira versão alocada na cidade localizada no coração do Brasil.
Ele lembra que a análise de locais viáveis para receber o projeto da UBS para viajantes, por parte do Ministério da Saúde, começou em 2023 e sugeriu a cidade para a pasta. “Anápolis é um lugar privilegiado do ponto de vista geográfico, mas também da movimentação econômica, da logística. Nós temos aqui a BR -153, a BR-060, a BR-414. Tudo se encontrando aqui. Nós temos o Porto Seco, temos o Daia, temos o polo farmacêutico. Então, temos tanta coisa ao mesmo tempo que isso serviu de argumento para que pudessem colocar Anápolis no rol das cidades”.
Embora Anápolis esteja bem cotada e até mesmo já tenha se anunciado como escolhida para o projeto, Otoni tratou de frear as expectativas da população. O deputado federal frisa que o governo federal continua realizando pesquisas para avalizar se a UBS dos viajantes virá mesmo para a cidade goiana.
A visita do Ministério da Saúde ao município na última semana, porém, sinaliza positivamente. “Por que eles vieram? Para checar as informações, se é aquilo que a gente colocava lá mesmo, se é isso que Anápolis representa e parece que, pela visita, eles ficaram muito satisfeitos com a realidade. Eu vou continuar acompanhando em Brasília para que essa unidade básica de saúde viajante, ela possa ser uma realidade aqui na cidade”.
“Como eu disse, ainda é uma fase de implantação e a ideia é que também seja unidade de saúde bancada pelo governo federal e que depois ela possa ser gerida pelo governo municipal”.
O parlamentar reforça que, dentro do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), a Saúde de Anápolis ganhará reforços de outras duas UBSs e uma Policlínica.
Leia mais:
Passageiros denunciam condições precárias da Urban em Anápolis: “Aqui só tem sucatas”