ANÁPOLIS GOIÁS
FESTA DA MÚSICA
Atualizado em 02/06/2025 - 11:56
foto do palácio itamaraty, alvo de quem busca ser aprovado no concurso para diplomata
Palácio Itamaraty é a sede do Ministério das Relações Exteriores (MRE) (Foto: Reprodução)

O Ministério das Relações Exteriores está com inscrições abertas para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) de 2025. Ao todo, são ofertadas 50 vagas para o cargo de terceiro-secretário, com salário inicial de R$ 22.558,56. Reconhecido como um dos concursos mais difíceis e concorridos do país, o processo seletivo é organizado pelo Instituto Rio Branco, academia diplomática brasileira vinculada ao Itamaraty, em parceria com o Cebraspe.

As inscrições podem ser feitas até as 18h do dia 4 de junho, exclusivamente pelo site da banca organizadora (www.cebraspe.org.br/concursos/IRBR_25_DIPLOMACIA). Portanto, menos de duas semanas para efetuar o registro na prova. A taxa é de R$ 229, porém há possibilidade de isenção para inscritos no CadÚnico e doadores de medula óssea.

Para participar, é necessário ser brasileiro nato, ter mais de 18 anos, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares. Além disso, é necessário possuir diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação. Contudo, não há exigência de formação específica.

Das 50 vagas, 10 são reservadas para candidatos negros e três para pessoas com deficiência. O edital prevê ainda a convocação adicional de 75 mulheres para a segunda fase, como forma de promover maior equilíbrio de gênero entre os aprovados.

Os candidatos aprovados no concurso de diplomata ingressam como terceiros-secretários e passam por um curso de formação no Instituto Rio Branco com duração de dois anos. Ademais, a carreira diplomática é hierarquizada e oferece progressão até o posto de embaixador, representando o Brasil em missões internacionais e conferências globais.

Como são as provas do concurso para diplomata

O concurso será dividido em três fases. A primeira, uma prova objetiva com 240 questões de certo ou errado, está marcada para o dia 20 de julho e abordará disciplinas como português, inglês, história do Brasil e mundial, geografia, economia, política internacional e direito.

Por fim, a segunda e a terceira fases, com provas escritas, ocorrerão nos dias 23, 24, 30 e 31 de agosto, com exames dissertativos em diversas áreas, incluindo também língua espanhola ou francesa.

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem
plugins premium WordPress