ANÁPOLIS GOIÁS
MANHÃ DA SÃO FRANCISCO
Atualizado em 24/05/2024 - 17:52

Será realizada em Anápolis na próxima quarta-feira (30) a Solenidade de Corpus Christi. A celebração tradicional reúne as paróquias da cidade na Praça Bom Jesus a partir das 15 horas. Neste ano, a Diocese de Anápolis espera que mais de 8 mil pessoas compareçam para a celebração.

O evento conta com a presença dos fiéis de 29 paróquias da Diocese de Anápolis, que saem de diversos pontos da cidade em procissão até a praça. A Santa Missa campal também será transmitida ao vivo pela página da diocese no Youtube (https://www.youtube.com/@dioceseanapolis).

Confira a programação:

  • 15 horas – Concentração. As procissões serão recebidas por Padre Anevair José da Silva, Reitor do Seminário Maior Diocesano Imaculado Coração de Maria, e por Irmã Cássia Evangelista Gonçalves, da Congregação das Irmãs Franciscanas da Divina Misericórdia.
  • 17 horas – Celebração. O Bispo Diocesano, Dom João Wilk, presidirá a Santa Missa, que será concelebrada por Dom Dilmo Franco e sacerdotes locais.

História e tradição

A Solenidade de Corpus Christi é uma celebração cristã que ocorre anualmente em homenagem ao Santíssimo Sacramento, o Corpo e Sangue de Jesus Cristo presentes na Eucaristia. Ela é comemorada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, aproximadamente 60 dias após a Páscoa.

O termo “Corpus Christi” é uma expressão em latim que significa “Corpo de Cristo“. Essa celebração tem suas origens na Idade Média, sendo sua instituição atribuída à Santa Juliana de Mont Cornillon, uma religiosa belga que teve visões nas quais foi instruída a pedir a instituição de uma festa em honra do Santíssimo Sacramento.

As visões de Santa Juliana foram transmitidas ao arcebispo de Liège, Jacques Pantaléon, que mais tarde se tornaria o Papa Urbano IV. O papa, após uma investigação minuciosa, recomendou a celebração de uma festa especial em honra da Eucaristia.

Em 1264, o Papa Urbano IV, em resposta a essas visões e outros eventos milagrosos relacionados à Eucaristia, estendeu a festa para toda a Igreja Católica. Ele ordenou que a festa fosse celebrada no primeiro dia após o domingo da Santíssima Trindade, oficializando-a como Solenidade de Corpus Christi.

Uma das tradições mais marcantes do Corpus Christi é a procissão, na qual o Santíssimo Sacramento é levado em procissão pelas ruas da cidade, frequentemente adornadas com tapetes coloridos feitos de serragem, flores e outros materiais. Esses tapetes muitas vezes retratam imagens religiosas e símbolos relacionados à Eucaristia.

A Solenidade de Corpus Christi é uma ocasião de grande significado espiritual para os fiéis católicos, marcada por momentos de oração, adoração e comunhão entre a comunidade. É uma oportunidade para os fiéis expressarem sua devoção ao Santíssimo Sacramento e sua fé na presença real de Cristo na Eucaristia.

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem