A Saneago começou a se mobilizar para mitigar o problema da água suja em Anápolis. A partir de decreto municipal publicado na sexta-feira (24), que cria uma comissão para avaliar o saneamento básico, a concessionária deslocou diretores da alta cúpula até a cidade para averiguarem a situação.
O objetivo é indicar as devidas soluções e medidas para dar fim ao problema da água suja e barrenta que tem afetado, praticamente, toda Anápolis. A vinda dos diretores Diego Augusto (Financeiro/Relações com Investidores/Regulação), Marco Túlio (Expansão) e Fernando Cozzetti (Produção) foi repassada à Agência Reguladora Municipal (ARM) na manhã deste sábado (25).
Por meio de seu presidente, Robson Torres, a ARM cita que solicita ações para averiguar o problema há meses. Dentre os pontos pedidos à empresa, destacam-se a limpeza periódica dos reservatórios, avaliação da eficiência do poço de filtragem, análise clínica da água e a substituição da antiga rede de abastecimento.
Agora, com a criação da Comissão Especial de Avaliação e Reavaliação do Saneamento Básico, um diagnóstico amplo da atuação da Saneago em Anápolis será emitido em 30 dias. Portanto, outras denúncias contra a concessionária também serão analisadas, como a falta d’água (mesmo que suja) em algumas regiões.
Segundo consta no Diário Oficial do Município (DOM), as finalidades da Comissão abrangem:
- I – Avaliar o contrato e a prestação de serviços realizada pela Saneago no município de Anápolis, identificando eventuais falhas, omissões e pontos de melhoria do contrato.
- II – Reavaliar o Plano Municipal de Saneamento Básico, com vistas à atualização e adequação às demandas atuais da população.
- III- verificação da utilização do valor adiantado para o fundo municipal de saneamento do município.
Além disso, o grupo composto por cinco membros do secretariado reunirá as seguintes competências:
- I – Realizar diagnósticos técnicos e elaborar relatórios sobre a qualidade dos serviços prestados pela Saneago;
- II – Promover audiências públicas para ouvir a população sobre os serviços de saneamento básico;
- III – Propor medidas corretivas e de aprimoramento ao Plano Municipal de Saneamento Básico;
- IV – Encaminhar os resultados das análises ao Prefeito Municipal, acompanhados de sugestões e recomendações.
Leia mais:
Executivo e Legislativo de Anápolis cobram respostas da Saneago sobre água suja