Em meio ao cenário de incertezas que cerca a Santa Casa de Misericórdia de Anápolis, o deputado federal Rubens Otoni (PT) manifestou apoio à unidade. Na segunda-feira (24), a Fundação de Assistência Social de Anápolis (Fasa), responsável pela Santa Casa, expôs a falta de repasses financeiros por parte do poder público municipal.
“[A Santa Casa] cumpre um papel estratégico de poder atender na ponta a nossa população e, às vezes, não tem o devido apoio”, afirmou em participação no programa São Francisco News desta quarta-feira (26). O parlamentar destacou seus esforços em Brasília, na Câmara dos Deputados, tendo destinado mais de R$ 5 milhões em emendas parlamentares nos últimos anos para auxiliar a instituição.
Otoni expressou esperança de que seus esforços possam contribuir para uma solução. “Espero que meu esforço em Brasília, no sentido de garantir recursos, seja diretamente para a Santa Casa ou para a Prefeitura, possa contribuir para que haja esse entendimento, compreensão e sintonia”, declarou. “Esperamos que a Prefeitura também sinalize uma forma eficaz de poder garantir a manutenção de um serviço tão importante”.
Além da Santa Casa, o parlamentar frisou outras associações de saúde que prestam apoio à comunidade e que necessitam de repasses para se manterem em funcionamento. Ele citou a Associação de Combate ao Câncer, a Maternidade Doutor Adalberto e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Anápolis.
Contrato sob análise
Por fim, a Secretaria Municipal de Saúde informou ter realizado o pagamento referente a dezembro de 2024 “cumprindo o prazo que já havia sido comunicado à Santa Casa de Anápolis”. Agora, segundo a pasta, o contrato suplementar que havia sido firmado na antiga gestão está sob análise por uma comissão técnica.