Um turista estadunidense acabou sendo preso na última quinta-feira (3) após tentar contato com uma tribo isolada da sociedade. Os povos Sentineleses habitam a ilha Sentinela do Norte, território da Índia, e estão entre as últimas tribos a permanecer intocados e isolados da sociedade contemporânea. Pelo menos, é o que tentam, conforme “intrusos” ainda buscam interagir com os nativos.
Mykhailo Viktorovych, influencer de 24 anos, desembarcou na ilha do arquipélago de Andaman e Nicobar e deixou “oferendas” aos nativos: uma lata de Coca-Cola e cocos. Segundo a polícia indiana, não há indícios de que o turista tenha feito contato direto com os Sentineleses. No entanto, o estadunidense coletou amostras de areia e gravou um vídeo antes de retornar ao barco, sendo posteriormente avistado por um pescador local.
As investigações revelaram que Mykhailo planejou a incursão com antecedência, tendo visitado as ilhas Andaman duas vezes antes desta tentativa. Um barco inflável e um motor foram apreendidos pela polícia indiana, mas o turista ainda não foi formalmente acusado.

Ele está sob custódia judicial e deverá comparecer ao tribunal, novamente, em 17 de abril. O influencer pode pegar até cinco anos de prisão na Índia.
A entrada na ilha é proibida por uma lei de 1956, com o objetivo de preservar o modo de vida dos nativos e protegê-los de doenças. A guarda costeira indiana mantém vigilância constante na área ao redor da ilha para impedir aproximações não autorizadas.
Quem são os Sentineleses
Pouco se tem conhecimento sobre a tribo isolada da Ilha Sentinela do Norte. Os pesquisadores estimam que a população varie entre 50 e 200 indivíduos, mas o número exato é desconhecido. Não há registros sobre qual idioma falam, embora especialistas apontem que é nitidamente diferente dos outros idiomas das ilhas próximas. Os Sentineleses são uma das poucas tribos de caçadores-coletores remanescentes no mundo.

Ademais, a tribo isolada é conhecida por sua hostilidade a visitantes. Utilizam arcos e flechas tanto para caça quanto para defesa contra estrangeiros, demonstrando claramente seu desejo de permanecer isolada. “Os Sentineleses são conhecidos por sua hostilidade contra qualquer estrangeiro. Eles tendem a evitar qualquer tentativa de contato e, em algumas ocasiões, responderam com força letal”, explica a jornalista Janhavee Moole, da BBC Marathi.
Os Sentineleses são classificados pelo governo indiano como uma “tribo particularmente vulnerável”. O principal risco, além da hostilidade dos nativos, está relacionado à vulnerabilidade imunológica da tribo: por viverem em isolamento quase total por dezenas de milhares de anos, eles provavelmente não têm imunidade a doenças comuns como gripe ou sarampo.
Histórico hostil
Ademais, o caso deste ano não é o primeiro envolvendo tentativas de aproximação ao povo. Em 1974, um cineasta que tentava filmar um documentário para a National Geographic foi atingido na perna por uma flecha em chamas lançada pelos nativos. Todavia, as imagens registradas na época podem ser conferidas abaixo:
Entretanto, o incidente mais grave ocorreu em novembro de 2018. Na ocasião, um missionário estadunidense de 27 anos, foi morto pelos Sentineleses após desembarcar na ilha com a intenção de convertê-los ao cristianismo.
Relatos indicam que Chau havia subornado pescadores locais para transportá-lo até a ilha proibida. Seu corpo, porém, nunca foi recuperado e nenhuma investigação foi aberta sobre as circunstâncias de sua morte.
Por fim, o caso de Polyakov reacende o debate sobre o equilíbrio entre a preservação cultural e a autodeterminação dos povos isolados frente às pressões do mundo moderno. Seja pela curiosidade individual, pela busca de fama nas redes sociais ou pelos interesses geopolíticos e econômicos das nações.