ANÁPOLIS GOIÁS
CONEXÃO SERTANEJA
Atualizado em 13/09/2024 - 14:40
As escolas interessadas em participar do 'NO AR - Escola no Rádio' podem entrar em contato com o Departamento de Projetos Sociais da FFJBV (Foto: Lucas Henrique Dos Santos / FFJBV)
As escolas interessadas em participar do 'NO AR - Escola no Rádio' podem entrar em contato com o Departamento de Projetos Sociais da FFJBV (Foto: Lucas Henrique Dos Santos / FFJBV)

A nova etapa do projeto ‘NO AR – Escola no Rádio‘, promovido pela Fundação Frei João Batista Vogel (FFJBV), já começou no segundo semestre de 2024 e está proporcionando aos alunos da rede pública de Anápolis uma imersão no universo radiofônico. A iniciativa leva estudantes aos estúdios das rádios São Francisco 97,7 FM e 96,3 FM, onde eles podem conhecer de perto a produção de programas e entender a importância da informação de qualidade.

Iniciada no primeiro semestre de 2024, a proposta busca despertar o interesse dos jovens pelo rádio, conscientizando-os sobre o papel essencial da comunicação responsável. Na presente etapa, os alunos da rede municipal de ensino participarão do projeto todas as terças-feiras, com visitas programadas entre setembro e novembro.

Durante as atividades, os estudantes são guiados por profissionais da área, que mostram os estúdios e explicam o funcionamento técnico e editorial das emissoras. Eles também têm a chance de acompanhar ao vivo a produção de programas e entender a rotina dos radialistas e jornalistas.

Como lembrança, os alunos ganharam um kit com sacochila e cartela de adesivos personalizada (Foto:  Lucas Henrique Dos Santos / FFJVB)
Como lembrança, os alunos ganharam um kit com sacochila e cartela de adesivos personalizada (Foto: Lucas Henrique Dos Santos / FFJVB)

Compromisso com as novas gerações

Segundo Inaê Ribeiro, coordenadora de projetos sociais da FFJBV, o objetivo é reforçar o vínculo dos estudantes com o rádio e contribuir para sua formação. “Queremos promover um contato mais significativo dos alunos com o rádio, ampliando o alcance das visitas escolares e incentivando o aprendizado prático”, afirma a jornalista.

Além disso, o projeto propõe incluir conteúdos sobre rádio nos currículos escolares de Anápolis, oferecendo uma base teórica e prática para os estudantes, o que pode despertar interesse por carreiras na comunicação.

Repórter Jonathan Cavalcante entrevista alunos do Centro Educacional Águia (Foto: Weber Witt)
Repórter Jonathan Cavalcante entrevista alunos do Centro Educacional Águia (Foto: Weber Witt)

Etapa anterior

A etapa anterior do projeto incluiu visitas à Escola Municipal Raimunda de Oliveira Passos, onde foram realizadas palestras com profissionais da área. Em maio, o radialista Newton Rodrigues falou aos alunos do 5º ano, e em junho, o jornalista Jonathan Cavalcante compartilhou sua experiência com os estudantes do 9º ano.

Essa primeira fase serviu como um teste para aprimorar o projeto e definir o formato atual, que agora se estende a outras escolas da cidade.

Outras instituições de ensino também podem participar do projeto ‘NO AR – Escola no Rádio’

Inaê Ribeiro também destaca que outras escolas interessadas em participar do ‘NO AR – Escola no Rádio’ podem entrar em contato com o Departamento de Projetos Sociais da FFJBV.

“Estamos de portas abertas e prontos para receber alunos de diferentes instituições e níveis educacionais. O rádio é uma ferramenta democrática, e essa troca de experiências é enriquecedora para todos”, ressalta.

O Departamento de Projetos Sociais funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. O telefone para contato e atendimento via WhatsApp é 62 9682-5514.

“Estamos de portas abertas e prontos para receber alunos de diferentes instituições e níveis educacionais”, diz coordenadora responsável pelo projeto (Foto: Lucas Henrique Dos Santos / FFJBV)

Compartilhe este conteúdo

Você tem WhatsApp? Entre no grupo da Rádio São Francisco e receba as principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui.

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem