A Fundação Frei João Batista Vogel (FFJBV) integrou o seleto grupo de organizações do Terceiro Setor no Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica (FIFE 2025), realizado de 8 a 11 de abril em Curitiba (PR). Representada pela coordenadora de Comunicação e Projetos Sociais, Inaê Lara Ribeiro, a instituição absorveu tendências globais que serão aplicadas para potencializar iniciativas como a Rede DOE (Despertar de Oportunidades e Empatia).
“Participar do FIFE 2025 foi uma experiência muito intensa pra mim, tanto pessoal quanto profissionalmente. Como coordenadora de projetos sociais da FFJBV, saí de lá com muitos aprendizados que já estou animada pra aplicar no nosso dia a dia”, afirmou Inaê Ribeiro ao repórter Jonathan Cavalcante.
Entre os destaques, ela mencionou a importância de refletir sobre o legado das organizações sociais, algo que dialoga diretamente com a trajetória da Fundação.
“Uma das coisas que mais me marcou foi a importância de pensar o legado das organizações sociais — entender que nosso trabalho precisa ser construído com visão de futuro, com propósito claro e impacto duradouro. Estamos chegando aos 50 anos da Fundação, então saí inspirada e convicta que estamos nesse caminho.”
Rede DOE ganha novo impulso
A participação no evento também trouxe inspiração direta para fortalecer uma das principais iniciativas da FFJBV, a Rede DOE – Despertar de Oportunidades e Empatia.
“Esses aprendizados, entre tantos outros, me fizeram olhar pra Rede DOE com ainda mais carinho e vontade de fortalecer essa iniciativa. A troca com outras organizações e especialistas me inspirou a pensar em novas formas de atuar, mais inovadoras, mais conectadas com as pessoas e com os desafios sociais que enfrentamos. O FIFE foi inspiração e renovação que aguardei ansiosamente. Superou todas as expectativas.”
Trocas que abrem portas
Além do conteúdo apresentado nos auditórios, o evento também se destacou pela conexão entre profissionais e organizações de diferentes regiões do país.
“Estar no FIFE 2025 foi também uma grande oportunidade de conexão. A participação da FFJBV nesse espaço tão importante do Terceiro Setor nos coloca em diálogo com outras instituições, profissionais e iniciativas de todo o país — o que é fundamental para ampliar parcerias estratégicas e fortalecer nossa atuação.”
Durante o evento, Inaê encontrou inclusive representantes de uma instituição de Minas Gerais que já conheciam o trabalho desenvolvido pela Fundação.
“A troca de experiências, as conversas nos corredores e até os contatos pós-evento já estão abrindo portas para colaborações que podem enriquecer nossos projetos e potencializar o alcance da Fundação. Sentir que fazemos parte de uma rede nacional de transformação social nos motiva e nos posiciona como uma organização atenta, atuante e aberta à inovação e ao trabalho coletivo.”
Sobre o FIFE 2025
Realizado pela Rede Filantropia, o fórum reúne anualmente especialistas para debater desafios do setor, desde compliance até tendências em sustentabilidade financeira. A edição 2025 contou com 120 painéis e cases de 15 países.