A vitamina B12, também conhecida por cobalamina, representa um nutriente vital para o ser humano, assim como outras vitaminas. Porém, a B12 atua na formação das células sanguíneas, prevenindo doenças causadas pela deficiência do nutriente, como a anemia megaloblástica.
Mas o campo de ação da cobalamina no organismo humano vai além do sangue. A vitamina B12 é fundamental para a saúde cognitiva, com o desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso central. Outro ponto essencial do nutriente é a metabolização de proteínas e carboidratos dos alimentos, auxiliando em uma boa disposição física e mental.
O nutriente B12 é encontrado primariamente em alimentos de origem animal, com exemplos claros sendo leite e carne vermelha. Ademais, a cobalamina também pode ser encontrada em formato de suplementos, que são indicados apenas em casos de deficiência do nutriente.
Vitamina B12: benefícios e atuação no organismo humano
1. Saúde do coração
A vitamina B12 ajuda a manter a saúde do coração, com os níveis adequados desse nutriente impedindo o aumento da homocisteína no sangue. A homocisteína nada mais é que um aminoácido, porém em grandes quantidades pode causar alterações nos vasos sanguíneos, favorecendo o surgimento de doenças como AVC, trombose ou infarto, por exemplo.
2. Anemia megaloblástica
Conforme mencionado anteriormente, a vitamina B12 ajuda a evitar a anemia megaloblástica. A doença faz com que a medula óssea produza hemácias maiores que o normal e diminuição do tamanho dos glóbulos brancos e das plaquetas. Ela pode provocar distúrbios neurológicos e psiquiátricos se não tratada.
3. Saúde cognitiva
A vitamina B12 ajuda a manter a saúde dos neurônios, pois participa na manutenção das funções das células do sistema nervoso central. Além disso, o nutriente equilibra os níveis de homocisteína no organismo, um aminoácido que também está relacionado com maiores ocorrências de doença de Alzheimer, demência e declínio cognitivo.
4. Formação do DNA
A vitamina B12, junto com a vitamina B9, atua na formação do material genético (DNA e RNA,) e na expressão de genes.