ANÁPOLIS GOIÁS
MISTURA 97
Atualizado em 26/11/2024 - 17:51
Após mais de 5 horas, a operação de transferência dos presos foi concluída (Foto: Jonathan Cavalcante)
Após mais de 5 horas, a operação de transferência dos presos foi concluída (Foto: Jonathan Cavalcante)

Oito ônibus e dezenas de agentes penitenciários participaram da transferência de 250 presos da Unidade Prisional de Anápolis, no Jardim das Américas, para o Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia na manhã desta terça-feira (26). A movimentação começou nas primeiras horas da manhã e se estendeu até as 11 horas. A lista oficial com os nomes não foi divulgada oficialmente.

Muitos familiares de detentos acompanharam, com apreensão e falta de informações oficiais, a operação na unidade. Inicialmente, a Diretoria-Geral de Polícia Penal negou que haveria transferência de detentos. No entanto, a informação foi confirmada com a apuração da reportagem da São Francisco FM no local.

Policiais penais escoltaram os ônibus que transferiram os presos (Foto: Jonathan Cavalcante)
Policiais penais escoltaram os ônibus que transferiram os presos (Foto: Jonathan Cavalcante)

Transferência dos presos de Anápolis ocorreu durante a Operação “Dominatus”

Segundo o comunicado enviado à Rádio São Francisco FM, os presos foram movimentados durante a Operação Dominatus, lançada pela Polícia Penal com o objetivo de assegurar o monitoramento, a segurança, a estabilidade e o controle de todo o sistema prisional goiano neste final de ano, utilizando ações preventivas e reativas.

A movimentação foi comunicada ao Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Conselho da Comunidade de Anápolis e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO).

Os trâmites de segurança seguem as diretrizes da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGPP) e estão alinhados com os dispositivos da Lei 19.962/2018, que garante “autonomia e independência do órgão estadual de administração penitenciária para gestão de vagas, implantação e movimentação dos encarcerados.”

A nota oficial diz ainda que foram inauguradas 1.600 novas vagas no Complexo Prisional, sendo 800 na Penitenciária Coronel Odenir Guimarães (POG) e 800 na Casa de Prisão Provisória (CPP).

Os familiares dos detentos transferidos podem buscar informações diretamente na Penitenciária Coronel Odenir Guimarães ou entrar em contato pelos telefones (62) 3235-4140/4141/4142/4144 e o celular funcional (62) 99817-9854.

Veja a reportagem completa:

Compartilhe este conteúdo

Você tem WhatsApp? Entre no grupo da Rádio São Francisco e receba as principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui.

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem