ANÁPOLIS GOIÁS
Atualizado em 28/12/2023 - 12:51

Dorzina Maria Rodrigues, de 75 anos, estava preparando o almoço normalmente na manhã desta quarta-feira (27) quando uma vizinha bateu em seu portão. Quando a idosa, que mora região Sul de Anápolis, saiu da cozinha para atender a visita, ouviu um forte estrondo vindo da panela de pressão que estava no fogão.

“A panela já tinha pegado pressão, ela abaixou e subiu, pense numa coisa bonita que ficou! Mas está bom, graças a Deus que não aconteceu nada comigo, eu tinha acabado de sair da cozinha”, ironiza Dorzina, se referindo ao estrago feito pela explosão em sua cozinha.

Foto mostra o estrago na cozinha (Foto: Reprodução)
Foto mostra o estrago na cozinha (Foto: Cedida à Rádio São Francsico)

Além do susto, houve também prejuízos, o fogão, assim como uma coifa elétrica e a própria panela de pressão foram totalmente destruídos. Pela foto (acima) é possível ter noção da força da explosão, que manchou o teto da cozinha com o feijão que Dorzina cozinhava.

Apesar do acidente, ela não recomenda que as pessoas parem de usar a panela de pressão. “Foi uma falha minha, o cabo da panela estava mole e eu não apertei direito. Mas ela estando firme não precisa ter medo“, diz a idosa.

Medidas de segurança

A panela de pressão é um instrumento útil e tradicional nas cozinhas brasileiras, que permite o preparo rápido de alimentos que demorariam horas para ficarem prontos em uma panela comum. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para evitar acidentes como o que quase vitimou Dorzina. São eles:

  • Manutenção e limpeza: deve-se estar atento às válvulas e travas da panela. Qualquer entupimento ou problema no cabo ou na tampa da panela pode causar uma explosão. Caso desconfie que sua panela de pressão está com algum defeito, leve o utensílio a uma loja especializada em reparos deste tipo ou compre uma nova.
  • Adquira uma panela de qualidade: há diversas opções no mercado, são preferíveis as panelas de pressão que possuam válvula de segurança e sejam feitas de material resistente. Panelas de pressão industriais necessitam de manutenção e cuidados específicos.
  • Não encha demais: a recomendação é encher no máximo até dois terços do volume total da panela de pressão, para dar espaço ao vapor e evitar que respingos entupam a válvula de pressão.
  • Cozinhar com cuidado: não se deve jamais esquecer que toda panela de pressão é uma bomba em potencial. Devem ser evitadas ações como: chacoalhar o utensílio para misturar seu conteúdo, colocar a panela debaixo da torneira ligada para esfriar mais rápido ou empurrar a válvula para cima, forçando a saída do vapor.

“Peço encarecidamente para as pessoas: viu uma panela com o cabo frouxo ou outro defeito, não brinque! Eu brinquei e quase morri“, conclui Dorzinha.

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem