Dorzina Maria Rodrigues, de 75 anos, estava preparando o almoço normalmente na manhã desta quarta-feira (27) quando uma vizinha bateu em seu portão. Quando a idosa, que mora região Sul de Anápolis, saiu da cozinha para atender a visita, ouviu um forte estrondo vindo da panela de pressão que estava no fogão.
“A panela já tinha pegado pressão, ela abaixou e subiu, pense numa coisa bonita que ficou! Mas está bom, graças a Deus que não aconteceu nada comigo, eu tinha acabado de sair da cozinha”, ironiza Dorzina, se referindo ao estrago feito pela explosão em sua cozinha.
Além do susto, houve também prejuízos, o fogão, assim como uma coifa elétrica e a própria panela de pressão foram totalmente destruídos. Pela foto (acima) é possível ter noção da força da explosão, que manchou o teto da cozinha com o feijão que Dorzina cozinhava.
Apesar do acidente, ela não recomenda que as pessoas parem de usar a panela de pressão. “Foi uma falha minha, o cabo da panela estava mole e eu não apertei direito. Mas ela estando firme não precisa ter medo“, diz a idosa.
Medidas de segurança
A panela de pressão é um instrumento útil e tradicional nas cozinhas brasileiras, que permite o preparo rápido de alimentos que demorariam horas para ficarem prontos em uma panela comum. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para evitar acidentes como o que quase vitimou Dorzina. São eles:
- Manutenção e limpeza: deve-se estar atento às válvulas e travas da panela. Qualquer entupimento ou problema no cabo ou na tampa da panela pode causar uma explosão. Caso desconfie que sua panela de pressão está com algum defeito, leve o utensílio a uma loja especializada em reparos deste tipo ou compre uma nova.
- Adquira uma panela de qualidade: há diversas opções no mercado, são preferíveis as panelas de pressão que possuam válvula de segurança e sejam feitas de material resistente. Panelas de pressão industriais necessitam de manutenção e cuidados específicos.
- Não encha demais: a recomendação é encher no máximo até dois terços do volume total da panela de pressão, para dar espaço ao vapor e evitar que respingos entupam a válvula de pressão.
- Cozinhar com cuidado: não se deve jamais esquecer que toda panela de pressão é uma bomba em potencial. Devem ser evitadas ações como: chacoalhar o utensílio para misturar seu conteúdo, colocar a panela debaixo da torneira ligada para esfriar mais rápido ou empurrar a válvula para cima, forçando a saída do vapor.
“Peço encarecidamente para as pessoas: viu uma panela com o cabo frouxo ou outro defeito, não brinque! Eu brinquei e quase morri“, conclui Dorzinha.