A Operação Direção Consciente, da Polícia Civil, flagrou, nas madrugadas de sexta-feira (11) e sábado (12), 36 motoristas ao volante sob efeito de bebida alcoólica, em Anápolis. Segundo a Delegacia Especializada em Investigação de Crimes de Trânsito (DICT), nove foram presos em flagrante.
De acordo com o titular da DICT, delegado Manoel Vanderic, grande parte dos crimes acontecem quando os condutores estão voltando para casa. “Atualmente, o trânsito é o pior problema de segurança pública no Brasil. Infelizmente, é uma cultura do brasileiro dirigir depois de ingerir bebida alcoólica. Em Anápolis, temos exemplos de vizinhos que mataram pessoas na esquina de casa”, disse Vanderic à São Francisco.
Segundo a Polícia Civil, crimes de trânsito geram prejuízo para toda sociedade. Além das vidas perdidas, os lesionados saturam o sistema público de saúde e os serviços de socorro médico. “A maior causa de invalidez permanente também atinge diretamente a economia e as estruturas familiares”, pontuou o delegado.
(Foto: iStock)