ANÁPOLIS GOIÁS
CONEXÃO SERTANEJA
Atualizado em 18/12/2023 - 16:10
UTI representa uma chance vital para 90% dos recém-nascidos com prematuridade extrema (Foto: Divulgação)
UTI representa uma chance vital para 90% dos recém-nascidos com prematuridade extrema (Foto: Divulgação)

A Santa Casa de Misericórdia de Anápolis inaugurou, nesta quinta-feira (14), a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal Dr. Henrique Santillo. A unidade foi reativada após uma reforma e está habilitada a atender até 400 recém-nascidos por ano. A UTI neonatal representa uma chance vital para 90% dos recém-nascidos com prematuridade extrema, que dependem deste suporte especializado para sobreviver.

Várias autoridades marcaram presença no evento, incluindo o deputado estadual Antônio Gomide (PT), responsável por destinar a emenda para financiar a obra, e Frei Carlos Antônio, Ministro da Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil e presidente da Fundação de Assistência Social de Anápolis (FASA).

Aqui a cada dia temos um milagre, ficamos impressionados com a luta destas crianças pela vida. Agradecemos pela possibilidade de fazer essa reforma. A UTI é para servir a população de Anápolis, temos mais melhorias planejadas para o ano que vem“, disse Frei Carlos à Rádio São Francisco FM.

A unidade contará com profissionais especializados no atendimento destas crianças, além de tratamento humanizado, oferta de refeições para os pais que acompanham os neonatos e capacidade de mais de 3.400 diárias.

A única de Anápolis

“Esta é a única UTI Neonatal de Anápolis que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS), contemplando até 60 municípios próximos. Aqui então cuidaremos tanto das crianças pré-maturas nascidas na Santa Casa, quanto em outros locais”, explicou o Diácono Júlio César Gomes da Silva, diretor de assistência da unidade hospitalar.

A Santa Casa de Anápolis oferece atendimento pelo SUS através de um Pronto Socorro 24 horas para emergências das gestantes e pacientes oncológicos matriculados. A Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis também encaminha pacientes à unidade hospitalar para serviços como exames, consultas, internações, UTIs, cirurgias e atenção especializada.

“O investimento que fizemos foi justo, estamos alegres por isso e estamos contribuindo para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, fazer com que o dinheiro público possa chegar para aquelas pessoas que não tem condição de pagar um plano de saúde”, ressaltou Antônio Gomide.

Compartilhe este conteúdo

Você tem WhatsApp? Entre no grupo da Rádio São Francisco e receba as principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui.

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem