ANÁPOLIS GOIÁS
SUPER NOITE
Atualizado em 09/11/2023 - 18:01

Conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), uma nova onda de calor chegou a várias regiões do Brasil nesta quarta-feira (08). Em todo o país, as temperaturas devem ficar de 3 °C a 5 °C mais quentes que o normal. As maiores temperaturas devem ser serão no Centro-Oeste, onde os termômetros podem chegar a 43 °C.

No Norte algumas cidades podem chegar aos 40 °C, O Nordeste deve ficar nos 35°C. No Sudeste a temperatura deve seguir por volta de 38°, no Sul, por volta de 33 °C.

Alerta de risco para a saúde

Áreas de perigo para a saúde devido à altas temperaturas e baixa umidade. (risco moderado em laranja, risco potencial em amarelo)

As condições climáticas hostis podem trazer prejuízos à saúde como desidratação, insolação, vertigens e desmaios. Para evitar os efeitos mais graves do calor, beba muito líquido e se possível permaneça na sombra. Outra dica para manter o bem-estar em meio ao calorão é evitar alimentos “pesados” (pratos volumosos, quentes e ricos em gordura).

Anápolis

De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), as temperaturas em Anápolis seguem elevadas até o fim da semana, mas abaixo dos 40°C. Então, nesta quinta-feira (09), os termômetros da cidade ficam entre 25 e 37 °C e  entre 27 e 38°C na sexta (10). No sábado (11) a máxima é de 39°C e no domingo (12) é de 38°C.

O ano mais quente

Dados anunciados nesta quarta-feira (8) pelo programa europeu de observação da terra Copernicus mostram que outubro de 2023 foi o mês mais quente já registrado no mundo, com uma temperatura média do ar à superfície de 15,30°C, 0,40°C acima do outubro mais quente anterior, em 2019.

Conforme os cientistas, 2023 deve terminar como o ano mais quente em 125 mil anos.

As altíssimas temperaturas são resultado do aquecimento global e do efeito El Niño (aquecimento anormal do Oceano Pacífico).

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem