Uma mulher de 45 anos teve uma reação alérgica inesperada na boca após usar o creme dental Colgate Clean Mint. Nas últimas semanas, a pasta foi alvo de intervenção por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que proibiu as vendas do produto. Porém, a decisão foi suspensa após recurso da empresa.
Mesmo com a liberação da comercialização, a agência emitiu alerta sobre possíveis reações indesejáveis relacionadas à presença do fluoreto de estanho na formulação. A agência recomenda que consumidores que apresentarem reações adversas interrompam imediatamente o uso do produto e reportem o caso pelo sistema e-Notivisa.
Boca queimada e inchada
Denise Correia Santiago, de Miratu (SP), começou a notar os sintomas da aplicação da pasta Colgate Clean Mint cinco dias após o uso. Ela relatou vermelhidão, inchaço e queimaduras na boca e necessitou de atendimento médico em um pronto-socorro.
“Estou com a língua queimada em cima e embaixo, na gengiva, está tudo sensível. E é aquilo, se eu não tivesse ido para o pronto-socorro, pelo menos ter tomado a medicação, sei lá o que teria acontecido”, desabafou em entrevista ao g1. Segundo o relato, Denise precisou tomar duas injeções e medicação alérgica, além de permanecer em observação devido ao risco de fechamento de glote.
Sem saber a possível causa da reação, Denise foi liberada para casa com a orientação de retornar ao posto de saúde caso sentisse algo estranho novamente. Já em casa, após fazer a higiene bucal, ela percebeu que os sintomas estavam voltando e que o lábio estava inchando novamente.
“Comentei com a minha irmã, foi quando ela olhou e viu essa situação da Colgate. Não usei mais ela [pasta de dente]”, disse. O órgão solicitou à empresa esclarecimentos sobre as medidas que estão sendo adotadas para solucionar o problema.
Pronunciamento da Colgate sobre a pasta Clean Mint
Ainda no fim de março, logo depois da intervenção da Anvisa, a Colgate emitiu parecer sobre o creme dental Clean Mint. “Lamentamos profundamente as situações adversas envolvendo o uso do creme dental Total Prevenção Ativa Clean Mint. Entendemos a relevância das reações relatadas por uma parcela de nossos consumidores e temos forte compromisso com a apuração de cada relato.”
De acordo com a Anvisa, de 1° de janeiro a 19 de março deste ano, o órgão recebeu oito notificações envolvendo 13 casos de eventos adversos relacionados ao uso de cremes dentais da marca Colgate. Os principais sintomas relatados incluem inchaço, sensação de queimação, dormência, ressecamento bucal, irritação gengival e vermelhidão.
A agência recomenda que consumidores que apresentarem reações adversas interrompam imediatamente o uso do produto e reportem o caso pelo sistema e-Notivisa. A empresa disponibilizou o site www.colgatepalmolive.com.br e o telefone 0800 703 7722 para atendimento às reclamações de consumidores.