Mulher se engasga com pedaço de carne e morre durante almoço com familiares em Anápolis

Fatalidade aconteceu no Condomínio Torres do Mirante (Foto: Reprodução)

Uma mulher de 57 anos morreu após se engasgar com um pedaço de carne em um condomínio da Vila Jaiara, em Anápolis. Testemunhas afirmam que Sandra Mara da Fonseca Duarte se engasgou enquanto almoçava com familiares na tarde de segunda-feira (11). Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros realizaram manobras de reanimação na vítima, porém, sem sucesso.

Familiares relataram que Sandra entrou em desespero ao perceber que havia se engasgado e que ela ainda tentou vomitar para tirar o alimento da garganta. Durante a tentativa ela acabou desmaiando.

De acordo com os médicos do SAMU, o pedaço de carne foi retirado da garganta da vítima, a na sequência ela foi entubada. Após várias tentativas a mulher não recuperou a consciência e teve o óbito constatado.

O que é considerado um engasgo?

De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, o engasgo é uma manifestação do organismo para expelir alimento ou objeto que toma um “caminho errado”, durante a deglutição, que é ato de engolir.

O engasgo é considerado uma emergência e, em casos graves, pode levar a pessoa à morte por asfixia ou deixá-la inconsciente por um tempo. Sendo assim, agir rapidamente evita complicações.

Como agir em caso de engasgo por corpo estranho?

Manobra de Heimlich

Posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica). A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Whatsapp
Enviar mensagem