ANÁPOLIS GOIÁS
VIGÍLIA FRANCISCANA
Atualizado em 02/10/2024 - 18:53
Eurípedes Barsanulfo Junqueira foi prefeito de Anápolis entre maio de 1974 e abril de 1975 (Foto: Reprodução)
Eurípedes Barsanulfo Junqueira foi prefeito de Anápolis entre maio de 1974 e abril de 1975 (Foto: Reprodução)

Morreu na noite desta terça-feira (1º), aos 90 anos, o ex-prefeito de Anápolis, Eurípedes Barsanulfo Junqueira. Ele foi uma figura importante na política do município, tendo ocupado diversos cargos na administração pública. As causas da morte não foram divulgadas.

Junqueira, filiado à Aliança Renovadora Nacional (ARENA), foi nomeado prefeito de Anápolis pelo Governo de Goiás, cargo que exerceu entre 16 de maio de 1974 e 8 de abril de 1975.

Casado por 70 anos com dona Geni, ele deixa quatro filhos – Denys, Eurípedes Júnior, Frederico, Eduardo e Victor – além de oito netos e cinco bisnetos.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), manifestou pesar pelo falecimento de Eurípedes em uma nota oficial (veja abaixo).

Legado Político e Familiar

Eurípedes Junqueira nasceu em uma família de grande influência na vida pública de Anápolis, com uma história que se inicia ainda em 1920. Seu irmão, Sebastião Pedro Junqueira, foi vereador, industrial e fundador do jornal “Tribuna de Anápolis”.

Eurípedes seguiu a tradição familiar e mudou-se para Anápolis em 1947 para estudar no Colégio Couto Magalhães.

Sua carreira pública teve início em 1955, quando, graças à sua atuação no movimento estudantil, foi convidado pelo então prefeito Carlos de Pina para assumir a direção do Departamento de Água de Anápolis.

Além de sua atuação na política, Eurípedes também foi professor e contribuiu de maneira significativa para diferentes administrações municipais.

Nota de Pesar do Governador Ronaldo Caiado

Foi com enorme tristeza que recebemos, Gracinha e eu, a notícia do falecimento do grande amigo e admirável homem público Eurípedes Junqueira, na noite de terça-feira (1º/10).

Ao longo de 90 anos, Eurípedes exerceu com brilhantismo todas as atividades que abraçou, seja a docência, a administração pública ou o trabalho comunitário. Foi prefeito de Anápolis e secretário de Estado; grão-mestre do Grande Oriente de Goiás e ministro do Supremo Tribunal de Justiça Maçônica; além de professor e diretor escolar.

Eurípedes foi um servidor público na melhor acepção da palavra, deixando um legado de honradez, integridade e compromisso com o bem comum.

Foi ainda um esteio e um exemplo para a família e para os amigos, entre os quais incluo a mim e toda a minha família. Junto-me, assim, àqueles que lamentam sua partida neste momento, mas que também celebram sua vida e seu legado.

Que Deus conforte nossos corações.

Despedida

Eurípedes Barsanulfo Junqueira foi velado nesta quarta-feira (2) no Velório São Sebastião, localizado no Setor Central de Anápolis. O sepultamento foi realizado às 16 horas no Cemitério São Miguel.

Compartilhe este conteúdo

Você tem WhatsApp? Entre no grupo da Rádio São Francisco e receba as principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui.

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem