Março lilás marca um período de atenção especial à saúde da mulher. Em entrevista ao programa Bate Rebate da Rádio São Francisco, o diácono e enfermeiro Júlio Cesar, diretor de assistência da Santa Casa, reforçou que a campanha simboliza a importância da conscientização para a prevenção do câncer do colo do útero (ouça abaixo).
Para o especialista, é importante que as mulheres sejam alertadas para a conscientização sobre este tipo de câncer, que na grande maioria das vezes é evitável. “Realmente é um câncer silencioso, que se inicia e a mulher não percebe, mas se descoberto no início é 100% de chance de cura”, disse Júlio.
Ouça a entrevista concedida aos jornalistas Jonathan Cavalcante e Evaristo Pereira:
Dados do Inca no Brasil
Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que o câncer do colo uterino atinge 331 mil vítimas por ano em todo o mundo, sendo o quarto tipo de tumor mais comum. No Brasil, a doença é a terceira mais frequente e responsável pela morte de mais de 6 mil mulheres por ano.
O Instituto Nacional de Câncer estima ainda que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados 16.590 novos casos de câncer de colo do útero no Brasil, com um risco estimado de 15,43 casos a cada 100 mil mulheres, ocupando a terceira posição.