ANÁPOLIS GOIÁS
MANHÃ DA SÃO FRANCISCO
Atualizado em 15/06/2024 - 11:58
Moradores do Rio Grande do Sul e estudantes que estão concluindo o ensino médio não pagam a taxa de inscrição do Enem 2024. (Foto: Reprodução)
Moradores do Rio Grande do Sul e estudantes que estão concluindo o ensino médio não pagam a taxa de inscrição do Enem 2024. (Foto: Reprodução)

As inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2024) terminam nesta sexta-feira (14). O período para se cadastrar no certame acabaria uma semana mais cedo, no dia 7 de junho, mas foi prorrogado pelo Ministério da Educação. Para se inscrever, os estudantes devem acessar a Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/)e utilizar o cadastro na conta gov.br.

A taxa de inscrição do Enem 2024, no valor de R$ 85, poderá ser paga até o dia 12 de junho pelos estudantes não isentos. O pagamento pode ser feito por pix, cartão de crédito, débito, em conta corrente ou poupança e por boleto, emitido na Página do Participante, onde também consta o QR Code.

Os moradores do Rio Grande do Sul têm isenção desse valor. Os concluintes do ensino médio em escola pública também não pagam taxa de inscrição.

Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, ou seja, no fim do ensino médio. O exame se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni), que concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

As instituições privadas de ensino superior também usam as notas do Enem para selecionar estudantes. Os resultados ainda servem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem