ANÁPOLIS GOIÁS
SHOW DA SÃO FRANCISCO
Atualizado em 07/04/2025 - 12:10
montagem feita por IA para ilustrar possível atraso na restituição do Imposto de Renda 2025
Fiscais da Receita Federal estão em greve desde novembro do ano passado (Foto: Gerada por IA)

O pagamento de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2025 já teve seu calendário divulgado pela Receita Federal. Porém, uma greve no órgão federal, pode alterar as datas de liberação da restituição da tarifa.

A continuidade da greve dos auditores-fiscais da Receita, que teve início no fim de novembro do ano passado, poderá atrasar as datas divulgadas. O alerta foi emitido pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco).

Em sua duração, contudo, paralisação já provocou algumas dificuldades para os contribuintes. A principal delas foi o atraso na liberação do modelo pré-preenchido da declaração do Imposto de Renda. Apesar do período de envio do documento ter sido iniciado no dia 17 de março, o modelo da declaração pré-preenchida só foi disponibilizado no dia 1º de abril.

Portanto, devido a greve ter afetado outros pontos do Imposto de Renda de 2025, o risco de atraso na liberação da restituição existe.

Por isso, de acordo com o portal de notícias Metrópoles, existe o risco de atraso na liberação da restituição do Imposto de Renda.

A greve dos fiscais da Receita Federal

A greve dos auditores-fiscais dura desde o dia 26 de novembro de 2024 e, desde então, afeta o setor de comércio exterior. Os servidores pedem reposição salarial para compensar as perdas inflacionárias acumuladas desde 2016, que ultrapassam 50%.

Os  prejuízos da greve são superiores a 3,5 bilhões de reais, devido a custos logísticos elevados, taxas de armazenagem e quebra de contratos internacionais. Os dados são do Instituto Livre Mercado (ILM) e a Frente Parlamentar pelo Livre Mercado (FPLM). Além disso, cerca de 14,6 bilhões de reais em transações tributárias seguem pendentes, comprometendo a arrecadação federal.

Confira como está o calendário do pagamento da restituição do Imposto de Renda em 2025:

  • 1º lote – pagamento previsto para o dia 30 de maio de 2025;
  • 2º lote – pagamento previsto para o dia 30 de junho de 2025;
  • 3º lote – pagamento previsto para o dia 31 de julho de 2025;
  • 4º lote – pagamento previsto para o dia 29 de agosto de 2025;
  • 5º lote – pagamento previsto para o dia 30 de setembro de 2025.

Os pagamentos deverão ser realizados levando em consideração uma ordem de prioridades determinada pelo Governo Federal. Ela permite que os idosos a partir dos 60 anos recebam os valores de forma prioritária.

Também entram na lista de prioridades as pessoas com deficiência e pessoas com doença grave, além dos contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Por fim, o benefício também está disponível para pessoas que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição por PIX.

Compartilhe este conteúdo

Você tem WhatsApp? Entre no grupo da Rádio São Francisco e receba as principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui.

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem